sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento




Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento
Por Deiber Nunes Martins

“Estávamos quase no final das bodas do filho de Manassés e Lia, (...) Para aquela família, com tanto prestígio e tantas relações, era muito importante que não faltasse nada, que não acontecesse nenhum imprevisto que desse aos invejosos o que falar. E esse detalhe ocorreu. Eliú, um dos criados principais e o qual eu conhecia fazia muito tempo, pois estava na casa desde que eu estive lá pela primeira vez, contou-me, com certa preocupação, que havia acabado o vinho. (...) Se o caso não fosse resolvido, a festa viria abaixo e seria um grande desgosto para meus dois amigos. Eu lhes devia muito, e principalmente os amava muito. (...) Assim, dirigi-me a meu filho. Eu não sabia o que ele iria fazer, mas sabia que era capaz de resolver qualquer problema.”
(O Evangelho Secreto da Virgem Maria, de Santiago Martín, Ed. Paulus)


Maria é a mediadora por excelência. O episódio sintetizado acima, mostra a sua intervenção, quando das bodas de Caná. Maria sempre se coloca a disposição dos seus amigos, de quem ama. O Santíssimo Sacramento, a Eucaristia, é a expressão sublime do amor de Deus para conosco. Por isso, a Virgem do Santíssimo Sacramento é a denominação mariana que mais nos diz sobre o amor e sobre o serviço.
Como faltava vinho e este era um problema de impossível solução para Maria, ela recorreu a quem sabia que nada lhe seria impossível: seu filho Jesus. É importante ter o discernimento sobre o possível e o impossível, sobre onde e quando podemos seguir e onde e quando devemos parar. Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento nos ensina este discernimento, na humildade de acolher ao que o Senhor te diz no coração. É a humildade da serva do Senhor, que vai permitir o início da obra do Senhor.
Recorrer a Maria, como Medianeira é privilégio que somente os seus devotos possuem. E ter a nosso lado esta medianeira é ter a possibilidade de compreender a essência do amor de Deus por nós, no pedacinho de pão que é seu corpo, a Santa Eucaristia. É pela intercessão de Maria que podemos contemplar e adorar ao Senhor Vivo e Vencedor, na Eucaristia.

Oração:
Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, interceda por nós. Interceda por seus filhos para que compreendam o chamado do Senhor às vocações sacerdotais e religiosas. Interceda junto a teu Filho Jesus, para que o milagre aconteça também em nossas vidas. Que a água transformada em vinho seja o nosso coração de pedra transformado em coração adorador. Amém.

Belo Horizonte, 10 de Maio de 2013.







Nenhum comentário: