domingo, 5 de maio de 2013

Nossa Senhora Mãe da Igreja




Nossa Senhora Mãe da Igreja
Por Deiber Nunes Martins

“... As festas, como era costume em nosso povo, duraram uma semana e para custeá-las foi-se parte do dinheiro que tínhamos, ainda que meus pais e outros familiares nos ajudassem muito. Dava-me pena este gasto, porque estava privando de algo a criança que ia nascer e a quem eu queria oferecer o melhor do mundo. Sem dúvida, se não o fizéssemos, chamaríamos atenção e daríamos o que falar, e isso, querido João, teria sido muito pior. Desde então comecei a educar meu filho e lhe dizia, sentindo-o mover-se em meu interior, que para amar é necessário às vezes ceder, embora em outras ocasiões o melhor se torna inimigo do bom. (...)”
Trecho do livro “O Evangelho Secreto da Virgem Maria”, de Santiago Martín, Ed. Paulus.


O título Nossa Senhora Mãe da Igreja foi proclamado pelo Papa Paulo VI durante do Concílio Vaticano II. Disse o Santo Padre: “Para glória da Virgem e para nosso conforto, proclamamos Maria MÃE DA IGREJA, isto é, de todo o povo de Deus tanto dos fiéis quanto dos pastores que lhe chamam de Mãe Amorosíssima; e queremos que com este título suavíssimo seja a Virgem doravante honrada e invocada por todo o povo cristão.”
O título só vem ratificar tudo o que a Virgem nos ensina sobre ser cristão. Ela é mãe e modelo de ser Igreja. Esteve ao lado de Cristo durante todo o calvário e depois da ascensão do Senhor esteve com as mulheres e os apóstolos em oração até a vinda do Espírito Santo. Maria nos ensina a sermos santos, a compadecermos do irmão. Quem vive a essência da Igreja, vive Maria.
Ela é a Mãe que intercede pelo crescimento espiritual de seus filhos. Maria nos quer ver cheios da Graça de Deus que ela experimentou. Maria também nos ensina a rezar. Na meditação do Santo Terço, podemos contemplar todos os passos de Jesus e na verdade, grande oração é aquela que nos leva a contemplar o Cristo. Por isso e por muito mais, Maria é a Mãe da Igreja e Mãe nossa.

Oração:

Nossa Senhora Mãe da Igreja, ensina-nos a ser Igreja. Ensina-nos a compartilhar o que temos com quem necessita, como tantas vezes o fizeste. Ensina-nos a nos colocar à disposição sempre que necessário, pois o “Ser Igreja” só se completa quando entendemos sobre amar e servir. Que por intermédio vosso, amemos cada vez mais a nossa Santa Igreja Católica. Tudo isso pedimos ao Pai, em nome de Teu Filho Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Belo Horizonte, 05 de Maio de 2013.

Nenhum comentário: