quinta-feira, 23 de maio de 2013

Nossa Senhora da Grade



Nossa Senhora da Grade
(Por Deiber Nunes Martins)

“Vem Maria, vem,
Vem nos ajudar,
Neste caminhar,
Tão difícil rumo ao Pai.”

(Canção “Vem Maria Vem”, da Com. Canção Nova)


Nossa Senhora da Grade é a padroeira da belíssima cidade de Lille, na França. Diz a lenda que a princesa Hermengarda era perseguida pelo conde Finaert pelas cercanias da cidade. Grávida, ela dá a luz num frondoso bosque, onde aparece-lhe a Virgem Maria, oferecendo-lhe proteção. A perseguição do conde se intensifica e a princesa é obrigada a abandonar o filho no bosque sob os cuidados de Nossa Senhora.
O menino cresce em robustez e saúde, sendo criado por um eremita, que lhe garante formação cristã. Liderico é o nome escolhido para o menino, que se torna um cavaleiro. Tempos depois, Liderico, num duelo, mata o conde Finaert libertando toda a região da opressão deste nobre.
Séculos depois, no lugar onde se construíra o castelo de Liderico, é erguida a cidade de Lille. Em 1066, o piedoso conde Balduíno construiu uma belíssima Igreja. Era o tempo dos senhores feudais. Nesta Igreja é colocada uma belíssima imagem da Virgem Maria, a mesma que aparecera a jovem princesa Hermengarda. A esta imagem, dá-se o nome de Nossa Senhora da Grade. Por mais estranho que possa parecer, a razão do nome, deve-se ao fato de o guardião do castelo de Liderico atender aos pedidos dos pobres por uma grade. Quando a Igreja é construída, diante da imagem da Virgem é colocada uma grade, para simbolizar os pedidos que eram levados a ela e atendidos. A partir daí, inúmeros milagres são concedidos ao povo, aumentando ainda mais a devoção a Virgem da Grade.

Oração:
Nossa Senhora da Grade, vós que sois a padroeira do povo francês, da cidade de Lille. Olhai por nossas necessidades. Sobretudo as espirituais. Afastai de nós as tentações do inimigo, conduza-nos com tua mão poderosa rumo a Graça do Pai. E que possamos, firmes na fé, render-lhe louvores e venerar-lhe por toda a nossa vida. Amém.

Belo Horizonte, 23 de Maio de 2013.

Nenhum comentário: