sábado, 25 de maio de 2013

Nossa Senhora da Anunciação



Nossa Senhora da Anunciação
(Por Deiber Nunes Martins)

“Deus vos salve, Virgem,
Mãe imaculada,
Rainha de clemência
De estrelas coroada.

Vós, acima dos anjos
Sois purificada;
De deus à mão direita
Estais de ouro ornada.

Por vós, Mãe da graça,
Mereçamos ver
A Deus nas alturas
Com todo o prazer.

Pois sois esperança
Dos pobres errantes
E seguro porto
Aos navegantes.

Estrela do mar
E saúde certa
E porta que estais
Para o Céu aberta.

É óleo derramado,
Virgem, vosso nome,
E os servos vossos vos
Hão sempre amado.

Ouvi Mãe de Deus,
Minha oração.
Toquem vosso peito
Os clamores meus.”

(Trecho do Ofício à Nossa Senhora da Conceição, Ed. Canção Nova)

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da cada de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
O anjo disse-lhe: ‘Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó. E o seu reino não terá fim.’ Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: ‘O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: ‘EIS AQUI A SERVA DO SENHOR. FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA.’ E  o anjo afastou-se dela. (Lc 1, 26-38)

A Festa da anunciação do nascimento de Jesus é das mais antigas da Igreja. O SIM de Maria é o centro das atenções, visto que pelo sim de uma mulher, o Salvador chegou à humanidade. A humildade de Maria é da mesma proporção que a sua mansidão e docilidade. Maria nos permite compreende-la, revisitando sua história e nos guiando pelos fatos de sua vida. Se pelas mãos de uma mulher, Eva, o pecado adentrou o mundo, também pelas mãos de uma Mulher, Maria, a Salvação chega a toda humanidade.
Comemorada todo dia 25 de março, a exceção quando a data coincide com a Semana Santa e então é postergada.

Oração:
Nossa Senhora da Anunciação, favorecei os caminhos da nossa vida, a fim de que saibamos escutar a voz do anjo e dizer o nosso sim a Deus. Que o exemplo da Virgem da Anunciação nos sirva de bússola espiritual, afim de que saibamos dar o nosso sim a Deus e caminhar por entre os milagres que só aqueles que se colocam ao dispor de Deus, podem conferir. Amém.

Belo Horizonte, 25 de Maio de 2013.

Nenhum comentário: