terça-feira, 21 de maio de 2013

Nossa Senhora da Consolação



Nossa Senhora da Consolação
(Por Deiber Nunes Martins)

“Terias que ver, João, o que passamos em Belém. José não tinha conhecido algum e as cartas de recomendação que Manassés nos dera não nos serviram de nada. (...) José estava nervoso. Conduzindo o burrico pela rédea, levava-me de casa em casa pedindo por favor um lugar. (...) Muitas mulheres se compadeciam de mim e me prometiam ajuda para quando ocorresse o parto, mas ao mesmo tempo me mostravam a casa cheia de gente e incapaz de abrigar mais ninguém.
Por fim, uma senhora, ao ver nossa agonia, falou-nos de algumas grutas que se localizavam na saída da aldeia, no início do grande vale. (...) As grutas eram labirintos de mais comprimento do que largura e resolvemos nos acomodar na que estava mais próxima à entrada, em parte porque aí o odor não era tão forte.
João, se visses aquele ambiente, tua alma viria aos pés. Era uma gruta como tantas outras, mas que, além do mais, servia de abrigo para o gado e se encontrava repleta de excrementos. O cheiro era insuportável e dava medo olhar a negrura de seus recôncavos.
(...)
Tive que tranqüilizar novamente José, embora confesso que aquela noite eu também necessitava que alguém me tranqüilizasse. Como sabes, somos nós, as mulheres, que temos de nos fazer de fortes mesmo que estejamos tremendo por dentro. Meu pobre José estava desmoralizado ao ver aquele quadro miserável.”

(Trecho livro “O Evangelho Secreto da Virgem Maria, de Santiago Martín, Ed. Paulus)

A devoção à Nossa Senhora da Consolação espalhou pelo mundo por meio dos Agostinianos. Foi graças a intercessão da Virgem da Consolação, que Santa Mônica alcançou o que tanto pedia: a conversão de seu filho, Agostinho. A invocação Nossa Senhora da Consolação foi aprovada pelo Papa Gregório XIII, em 1577. Sua festa é celebrada no primeiro domingo após o dia de Santo Agostinho, sendo portanto uma festa móvel dentro da Igreja.
A intercessão de Maria da Consolação é válida e poderosa, não só aqui na terra, mas também no purgatório. Pois Maria tem a capacidade de consolar e livrar as almas completamente do purgatório.

Oração:
Nossa Senhora da Consolação, vós que consolastes José, dentro da gruta, imprópria para o nascimento do Filho de Deus, em um momento em que era vós quem precisava de consolo, conforta e consola os corações desesperados. Afastai as almas do purgatório, venha em socorro de quem vos busca, com devoção. Maria, Mãe de Deus e Nossa, curai as feridas do egoísmo, do orgulho, da traição, das infidelidades e de todo o pecado cometido contra vosso filho e nossos irmãos. Nossa Senhora da Consolação, rogai por nós.

Belo Horizonte, 21 de Maio de 2013

Nenhum comentário: