quarta-feira, 15 de maio de 2013

Nossa Senhora da Boa Morte




Nossa Senhora da Boa Morte
(Por Deiber Nunes Martins)

“No primeiro mistério, a esperança voltou:
Aleluia, o Senhor ressuscitou!

No segundo mistério na sua ascensão
Volta ao Pai o manso e humilde coração.

No terceiro mistério, a promessa chegou,
O Espírito de Deus, Jesus mandou.

No quarto mistério, assunção de Maria
Mãe e filho num encontro de alegria

No quinto mistério, coroada é Maria
Que foi serva e por isso é rainha.

Glória ao Pai, ao Filho, ao Espírito Santo
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.”

(Mistérios da Esperança – Pe. Joãozinho e Walmir Alencar)

A Igreja, por meio da definição dogmática do Papa Pio XII, afirma que Maria não morreu, foi assunta (levada) ao Céu. Diz a tradição que por volta do ano 42, quando tinha então 60 anos, Maria morreu e foi sepultada no Getsêmani, sendo sepultada em um sepulcro novo. Três dias depois, os apóstolos foram visitar o túmulo e o encontraram vazio, assim como estava o de Jesus quando da ressurreição. Podia-se sentir um perfume de rosas exalando do local onde estivera a Virgem Maria.
Esta devoção chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses e logo se difundiu por Salvador na Bahia, onde se ergueram duas Igrejas com imagem da Virgem. Ainda hoje, quando da festa da assunção de Maria, a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte é colocada num esquife e exposta aos fiéis.
A Boa Morte é o prenúncio da redenção humana. Cristo nos trouxe a Salvação e Maria, nos trouxe o Cristo. Esta foi concebida sem a mancha do pecado original e desde então, preencheu-se com o Espírito Santo, a ponto de Isabel exclamar bem aventurada e o menino saltar em seu ventre. Para se ter uma boa morte é preciso ter uma boa vida. Ou seja, viver longe do pecado. Maria assim viveu e foi assunta aos Céus. Nós somos redimidos do pecado por seu Filho, mas precisamos ficar bem longe do mal. Que Nossa Senhora da Boa Morte nos ensine a sermos fiéis ao Senhor e assim, ter uma vida santa.

Oração:
Nossa Senhora da Boa Morte, tu fostes assunta ao Céu, encontrando seu Filho num encontro de alegria, fazei com que também nós possamos ter um encontro de alegria com Cristo. Que tenhamos consciência de que a morte não é o fim existencial e não a tratemos como inimiga. Mas ao contrário, que tenhamos amizade com a morte pois será ela a nos levar para o encontro definitivo com o Criador. Amém.

Belo Horizonte, 15 de Maio de 2013

Nenhum comentário: