quinta-feira, 1 de junho de 2017

152º dia, Nossa Senhora do Repouso



Por Deiber Nunes Martins
Segundo a tradição, a origem do título Nossa Senhora do Repouso vem de Portugal, mais precisamente da região do Faro, onde Dom Afonso III teria retomado a vila, que estava sob o poder dos mouros. Naquele lugar, ele teria ouvido missa e depois repousado. Fizeram então o Arco do Repouso e em ação de graças pelo feito português, dedicaram a capela a Nossa Senhora do Repouso.
A Virgem Maria, com seu gesto terno, seu olhar meigo, sua ternura, conduzem seu Filho Jesus ao repouso. Devemos invoca-la, quando nos sentimos sufocados pelas agitações da vida. Quando estamos longe de uma vida serena e calma. Pois nossa caminhada com Deus deve ser assim, cheia de paz.
Nós precisamos de repouso nos momentos de dificuldade para encontrarmos as soluções que Deus disponibiliza na nossa vida. Não é possível encontrarmos nosso Deus na turbulência da vida. Por isso devemos repousar no Senhor.
Maria é a Mãe desse repouso espiritual.
OREMOS:
Oh Maria, Virgem do Repouso, ajudai-nos a encontrar tanto o repouso do corpo, nas agitações da vida quanto o do espirito às angústias da alma. Que em tudo busquemos a paz de espírito, a serenidade e a calma. Ajuda-nos a encontrar no repouso, as respostas para a nossa vida.
Nossa Senhora do Repouso, velai por nós!
REFERÊNCIA:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos, São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Centro Nacional de Cultura de Portugal. Disponível em http://www.e-cultura.sapo.pt/patrimonio_item/5912, acessado em 24 de maio de 2017 às 11h59min.

Nenhum comentário: