sábado, 10 de junho de 2017

161º dia, Nossa Senhora de Bonária


Por Deiber Nunes Martins
Bonária, que quer dizer “bons ares”, é um aprazível recanto na ilha de Sardenha. Em 1370, um navio mercante vindo da Espanha com destino a Cagliari, capital da Sardenha enfrentou uma terrível tempestade. Como a situação era de risco para a vida dos tripulantes, resolveram jogar ao mar as mercadorias e todo o excesso de peso. Acharam no fundo do navio, um baú desconhecido que não sabiam como havia parado naquele navio. Também o jogaram ao mar. Quando o baú tocou o mar a tempestade se acalmou. Intrigado com o fato, o comandante mandou que recuperassem o conteúdo do baú. Apesar de todos os esforços para resgatar a misteriosa carga, ela foi boiando ate o porto de Cagliari, parando em frente a Igreja de Bonária.
Quando o caixote chegou em terra firme, missionários do convento da Misericórdia, os Irmãos da Misericórdia, recolheram o baú, abriram-no e encontraram a imagem de Nossa Senhora, com cerca de 56 centímetros, segurando o Menino Jesus. Por conta do fato ter acontecido em frente a Igreja de Bonária, a Mãe de Jesus ficou conhecida na região como Nossa Senhora de Bonária.
A notícia do fato prodigioso se espalhou e contribuiu para milhares de peregrinos visitarem a região. A Virgem de Bonária é a padroeira de Cagliari e da Sardenha.
OREMOS:
Oh Virgem de Bonária, olhai pelos que sofrem e não têm ninguém por eles. Ajuda-nos, assim como ao povo italiano a fazer a vontade de Deus.
Nossa Senhora de Bonária, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo, Ed. Ave Maria, 2012.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: