terça-feira, 6 de junho de 2017

157º dia, Nossa Senhora de Tindári


Por Deiber Nunes Martins
No século VIII, por conta da perseguição do imperador bizantino Leão III às imagens e ícones, uma imagem de Nossa Senhora foi devidamente embalada e embarcada no Egito ou na Síria. No Mar Adriático, enfrentando uma forte tempestade, a embarcação dirigiu-se para a baía de Tindári, na região da Sicília, na Itália.
Quando a tempestade passou, a tripulação tentou colocar a embarcação em movimento, mas sem sucesso. Resolveram então jogar ao mar, parte da carga, incluindo a caixa com a imagem de Nossa Senhora. Os marinheiros daquela baía resolveram abrir as caixas para saber o que elas continham e logo na primeira que abriram, descobriram a imagem da Virgem Maria e do Menino Jesus. Entre surpresa e satisfação, decidiram que a imagem deveria ser colocada no ponto mais lindo da cidade de Tindári, que ficava no alto de uma montanha.
Historiadores e teólogos acreditam que a imagem seja do período pós concílio de Éfeso, no ano 431, momento em que a Igreja confirmou a maternidade divina de Maria. A imagem mostrou ao longo do tempo ser milagrosa e atraiu milhares de peregrinos, fazendo com que ampliassem a Igreja em que fora colocada.
Por ter a cor escura, a imagem de Nossa Senhora de Tindári é conhecida como a Madona Negra. E apresenta a Virgem Maria sentada como o Menino Jesus em seus braços. A festa em sua honra é comemorada nos dias 6 de junho e 8 de setembro.
OREMOS:
Santa Mãe de Deus, abençoai os profissionais do transporte, aqueles que levam a economia de um povo pelo ar, água e pelas estradas. Olhai pelos marinheiros e pelos caminhoneiros que passam a maior parte da vida longe de seus familiares, no árduo trabalho de transportar riquezas.
Nossa Senhora de Tindári, velai por nós!
REFERÊNCIA:

Blog Vas Honorabile. Disponível em http://vashonorabile.blogspot.com.br/2013/06/titulos-de-nossa-senhora-nossa-senhora.html, último acesso em 06 de junho de 2017 às 14h38min.

Nenhum comentário: