sexta-feira, 9 de junho de 2017

160º dia, Nossa Senhora de Almudena


Por Deiber Nunes Martins
No início do século VIII, os muçulmanos derrotaram o reino espanhol. Sabedores da importância estratégica da pequena Madrid, que nesta época era só um pequeno vilarejo, tomaram-na.
Como resposta o povo madrileno se reuniu em torno da imagem de Nossa Senhora, trazida no ano 38 por um discípulo de São Tiago. Pediam proteção e protegiam a Virgem. No entanto, com medo dos muçulmanos, esconderam a imagem, para preservá-la de profanações.
Três séculos depois, Madrid foi retomada pelo rei Afonso VI. Os fiéis não sabiam onde estava a imagem mariana e o monarca resolveu fazer um voto para encontra-la. Ao mesmo tempo, rei Afonso VI mandou pintar um quadro da Mãe de Jesus a que denominaram Nossa Senhora da Flor. Este quadro, ficou no lugar da imagem que havia sido escondida e que não sabiam o paradeiro.
Após muitas diligências, novenas e orações, o povo seguiu em procissão, pelas ruas da cidade. Quando passavam pelo lugar onde a imagem estava escondida, um muro caiu diante do povo e atrás dele, estava a imagem mariana que procuravam. As pessoas ficaram admiradas porque junto a imagem, duas lamparinas estavam acesas, demonstrando que a imagem estivera sempre guardada por aquela luz, há trezentos anos, sem que se houvessem sido abastecidas de azeite.
Levada à paroquia, Nossa Senhora passou a ser chamada de Almudena, por conta de ter sido encontrada num depósito de trigo, conhecido como almudim, pelos mouros. Tempos depois, o rei Afonso mandou que construíssem no lugar onde a imagem fora encontrada, uma capela em sua honra.
OREMOS:
Nossa Senhora de Almudena, cuida de nós, vosso povo. Afasta de nos as más inclinações e os desejos nefastos que nos afastam de Deus. Ajudai-nos, Mãe a encontrar em nosso peito, um coração manso, humilde e semelhante ao de Vosso Filho Jesus.
Nossa Senhora de Almudena, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.



Nenhum comentário: