quarta-feira, 7 de junho de 2017

158º dia, Nossa Senhora de Lavang

Por Deiber Nunes Martins
Quando Canh Thinh assumiu o reino do Vietnã, sucedendo a seu pai, rei Tay, Nguyen Anh insurgiu-se contra o novo monarca. Perseguido, o rebelde refugiou-se num monastério, na ilha Phu Quoc. Lá, foi convencido a procurar o rei Luis XVI, da França.
Ao saber que Nguyen Anh recebera ajuda da Igreja, o rei Canh Thinh passou a perseguir os católicos no país. Houve martírio de sacerdotes e leigos católicos. Igrejas foram destruídas e fechadas. O povo, com medo da repressão, fugiu para as montanhas, para a floresta de Lavang, localizada nas proximidades de Quang Tri, região central do Vietnã. No entanto, a vida no meio da mata fez com que as pessoas adoecessem e fossem atacadas por feras. Desesperadas, as pessoas se aglomeravam e ao fim do dia, rezavam juntas o Santo Rosário.
Foi quando em 1798, a Virgem Maria apareceu ao povo. Em sua primeira aparição, logo foi reconhecida como a Mãe de Jesus. O povo apavorado, com fome e frio, admirou a Belíssima Senhora que trazia o Menino Jesus nos braços e os traços das mulheres vietnamitas. Nossa Senhora confortou aquele povo, dando-lhe ânimo para suportar os sofrimentos impostos. Maria ainda mandou que as pessoas colhessem as folhas das “Vang”, árvore típica daquela floresta e as fervesse, fazendo com elas um remédio para as enfermidades da mata. Disse ainda que a partir daquele momento, todos que rezassem naquele local, teriam suas preces atendidas. A partir de então, inúmeras peregrinações passaram a ser feitas àquela floresta. As pessoas queriam ver Nossa Senhora.
Enquanto os católicos foram perseguidos pelo governo vietnamita, Nossa Senhora apareceu em Lavang. E foram quase cem anos até 1886, quando movimento anticatólico no Vietnã foi encerrado. Com o término da perseguição, a diocese vietnamita empreendeu a construção de uma igreja em honra a Nossa Senhora de Lavang. Por questões financeiras, a obra durou cerca de 15 anos. Tempos depois, um templo maior foi construído no local, sendo destruído em 1972, quando da guerra do Vietnã.
Em 1961, os bispos vietnamitas nomearam a Igreja de Nossa Senhora de Lavang, um Santuário Mariano. O Papa João XXIII elevou o santuário à categoria de Basílica e em 1988, São João Paulo II canonizou 117 mártires vietnamitas, reconhecendo a importância de Lavang para os católicos daquele país.
OREMOS:
Virgem Mãe, atendei ao clamor de seus filhos. Quantos hoje sofrem, refugiados em terras estranhas, por conta da violência extrema que toma conta de nossas sociedades! Olhai, pois, oh Mãe, para vossos filhos e filhas vítimas das guerras, da fome e da insanidade dos homens, que na luta pelo poder, esquecem-se que o Rei dos Reis veio ao mundo numa manjedoura, na mais absoluta e digna pobreza. Que tenhamos a sabedoria de vencermos o relativismo e o secularismo que infestam este mundo e impedem o homem de se achegar a Deus.
Nossa Senhora de Lavang, rogai por nós!
REFERÊNCIA:

Site do Santuário Nacional de Aparecida. Disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-de-lavang, último acesso em 06 de junho de 2017 às 11h43min.

Nenhum comentário: