quarta-feira, 28 de junho de 2017

179º dia, Nossa Senhora das Três Mãos


Por Deiber Nunes Martins
O período iconoclasta foi um triste momento para a cristandade na Europa. Durante este tempo, imagens cristãs eram destruídas, e os seus portadores eram perseguidos. Um desses defensores dos ícones cristãos, São João Damasceno, foi duramente perseguido e por ordem do imperador Leão Isáurico teve a mão direita cortada e exposta ao povo.
Depois de muita oração, João prometeu diante do ícone de Nossa Senhora, que usaria a mão direita eternamente para honrar Maria Santíssima. Suas preces foram atendidas e o santo teve a mão recuperada de forma milagrosa. Em agradecimento, mandou fazer uma mão de prata, que depositou ao colo de Nossa Senhora. Surgiu ali, o ícone de Nossa Senhora das Três Mãos.
De origem oriental, o ícone foi presenteado ao metropolita da Sérvia no século XIII. Tempos mais tarde, quando a Sérvia foi invadida pelos turcos, o ícone foi levado para o monte Athos e hoje se encontra no Mosteiro de Kilandari. Algumas cópias do ícone mariano foram feitas e enviadas às igrejas no Oriente. Hoje se encontram nas igrejas na Rússia, Grécia e Sérvia.
OREMOS:
Nossa Senhora das Três Mãos, vós sois a mão amorosa de Deus Pai a nos segurar e a nos consolar, nos momentos de dor e angústia. Afastai de nós toda desesperança e aumentai a nossa fé. Que por meio da oração, possamos perceber as obras de Deus em nossa vida e a vossa intercessão poderosa.
Nossa Senhora das Três Mãos, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

História de Nossa Senhora das Três Mãos. Postada no Portal A12, Academia Marial de Aparecida, disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-das-tres-maos, acessada em 27 de junho de 2017 às 14h30min.

Nenhum comentário: