segunda-feira, 26 de junho de 2017

177º dia, Nossa Senhora de Avioth


Por Deiber Nunes Martins
O pequeno vilarejo de Avioth, na França, ganhou este nome graças ao local onde no ano de 1100, um grupo de lavradores achou uma imagem de Nossa Senhora escondida em um matagal. O local do encontro chamava-se D’avyo e daí o nome Avioth, que tempos depois nomeou a vila. A imagem de madeira, trazia Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo e um cetro na mão.
Surpresos com a imagem que haviam encontrado, os lavradores decidiram depositá-la na Igreja de Saint Brice. No entanto, a imagem desapareceu de Saint Brice, voltando a ser encontrada no matagal em D’avyo. Os lavradores então entenderam que ali deveria ser erguido uma Igreja em honra a Nossa Senhora.
A partir de então vários milagres começaram a acontecer em Avioth, chamando a atenção de São Bernardo de Claraval, o fundador dos monges cirtercienses e devoto fervoroso de Maria. Conforme os milagres e as curas iam acontecendo, mais e mais pessoas peregrinavam até Avioth.
É interessante frisar que o vilarejo de Avioth não possui mais que 300 habitantes. No entanto, a igreja que construíram para Nossa Senhora de Avioth cabe mais que 3 vezes a população do vilarejo. A razão para desproporcionalidade se deve ao fato de que nos séculos XIII e XIV, Avioth era um dos lugares mais visitados na Europa, por conta de Nossa Senhora.
Por tradição, desde a Idade Média, a oração da Salve Rainha é rezada ao final da Santa Missa em Avioth.
OREMOS:
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei! E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre! Oh clemente, oh piedosa, oh doce e sempre, Virgem Maria!
Rogai por nós santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém.
REFERÊNCIA:

Página do site Luzeiro, disponível em http://luzeirosantamaria.blogspot.com.br/2008/10/n-sr-de-avioth.html, último acesso em 23 de junho de 2017 às 11h25min.

Nenhum comentário: