terça-feira, 27 de junho de 2017

178º dia, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Por Deiber Nunes Martins
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um belíssimo ícone bizantino, pintado provavelmente no século XIV, alguns acreditam até que por São Lucas. Este ícone ficava em uma igreja, na ilha de Creta, na Grécia. O nome “Perpétuo Socorro” faz referência ao momento em que Jesus na cruz, entrega sua Mãe aos cuidados de João, e o apóstolo, aos cuidados de sua Mãe.
O belíssimo quadro de Nossa Senhora tinha a fama de milagroso. Por isso, foi sentida sua perda, quando um desonesto negociante roubou o quadro e o embarcou num navio para Roma. Porém, uma forte tempestade impedia a embarcação de zarpar. A tripulação, em desespero, começou a rezar pra Maria Santíssima interceder pelo fim da tempestade. Não imaginavam eles que a imagem mariana estava ali, escondida em meio às mercadorias embarcadas. A Mãe de Jesus então, atendeu aos pedidos e o mar se acalmou, e assim a embarcação pôde zarpar.
Arrependido do roubo, o comerciante desonesto morreu, logo que chegou a Roma. Isto fez com que a imagem ficasse por um tempo desaparecida. Por meio de sonhos, Nossa Senhora falou a vários fiéis que era Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e onde estava escondida. A Mãe de Jesus também pedia que fosse levado seu ícone para a Igreja de São Mateus, em Roma.
No entanto, uma teimosa senhora detinha a imagem em seu poder e a guardava em sua casa. Mesmo sob os pedidos insistentes da Virgem, insistia em guardar tão precioso tesouro em casa. Até que Nossa Senhora apareceu a filha dessa mulher, uma menina de 6 anos e disse-lhe:
“Dize a tua mãe e a teu avô que Santa Maria do Perpétuo Socorro vos admoesta que a leveis de vossa casa para uma igreja, senão morrerei s dentro em pouco”.
Temerosa, a mulher resolveu cumprir o pedido de Maria e entregou o ícone aos padres agostinianos, que moravam na igreja de São Mateus. Os padres prepararam uma grande festa para a entronização da imagem na igreja. Por muito tempo, a igreja de São Mateus se tornou um centro de peregrinações e devoção mariana.
Contudo, alguns séculos depois, por conta de revoluções, guerras e toda espécie de perseguições aos cristãos e às imagens sacras, os religiosos esconderam novamente a imagem do Perpétuo Socorro. Em 1812 a igreja de São Mateus foi destruída.
Algumas décadas mais tarde, o Papa Pio IX convidou os padres redentoristas a firmarem morada em Roma. E os padres escolheram o lugar onde outrora existia a igreja de São Mateus. Estes padres, pesquisando a história do lugar, descobriram entre os documentos dos padres agostinianos, relatos da imagem de Nossa Senhora. Com interesse e após investigarem, descobriram que a imagem se encontrava escondida em um asilo. Pediram então ao Santo Padre que concedesse a eles a posse e a guarda do ícone. O Papa atendeu o pedido e em 26 de abril de 1866, a imagem foi reconduzida à então igreja de Santo Afonso, onde antes era a igreja de São Mateus.
Ao longo dos séculos, a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi preservada de diversos ataques dos inimigos de Cristo. E mesmo quando o mal se aproximara da imagem mariana, Deus interveio, operando prodígios que a resguardaram a devoção. O que dizer da ilha de Creta, que tão logo a imagem de Maria lhe fora roubada, os exércitos muçulmanos empreenderam um terrível ataque sobre a ilha, destruindo igrejas e lugares de devoção cristã? Ou mesmo ao longo do tempo, quando sob ameaça, a imagem foi escondida, para que se mantivesse intacta.
A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro , a partir do século XIX, foi amplamente difundida pelos Redentoristas. Foi assim que ela chegou ao Brasil e onde hoje tem, milhares de devotos.
Este é um título que denota todo carinho da Mãe de Nosso Senhor por seus filhos. Por isso, se preserva ao longo dos tempos. A imagem do Perpétuo Socorro é representada pela Virgem Maria segurando o Menino Jesus em seus braços. Cheia de significado, a imagem ou o ícone destacam a paixão de Cristo e a intercessão de Nossa Senhora em favor da humanidade.
OREMOS:
Santa Maria do Perpétuo Socorro, socorrei vossos filhos e filhas. Abençoai as famílias, os doentes nos hospitais, as pessoas desempregadas. Socorrei, Mãe, todos que passam por aflições, por situações difíceis e até desesperadoras. Afastai de vossos filhos, os embustes malignos e toda espécie de tentações que o pai da mentira coloca diante de cada um de nós.
Dai-nos, Mãezinha, um coração puro e sensível às realidades dos irmãos. Que possamos nos encher de um espírito generoso e fraterno e assim, fazer acontecer a vontade de Deus em nossas casas, em nossas famílias e a todos os nossos irmãos.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: