sexta-feira, 2 de junho de 2017

153º dia, Nossa Senhora Mãe da Divina Providência


Por Deiber Nunes Martins
“Naqueles dias, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus  disse-lhe:
‘Eles já não têm mais vinho’.
Respondeu-lhe Jesus: ‘Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou’.
Disse, então, sua mãe aos serventes: ‘Fazei o que ele vos disser’. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes:
‘Enchei as talhas de água’.
Eles encheram-nas até em cima.
‘Tirai agora’, disse-lhes Jesus, ‘E levai ao chefe dos serventes’.
E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe:
‘É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora’.
Esse foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.” (Jo 2,1-11)

O trecho do Evangelho de João revela a intercessão de Nossa Senhora, por seus filhos. Aquela família se viu em apuros com a falta de vinho e a Mãe de Jesus veio socorrê-los para evitar que sofressem um vexame em plena festa de casamento. Por conta deste feito, Maria também é conhecida como Nossa Senhora Mãe da Divina Providência ou Nossa Senhora da Divina Providência.
Tendo seu início na Itália no século XIII, a devoção a Mãe da Divina Providência foi difundida a partir do século XVI pela Ordem dos Padres Barnabitas, por meio de um fato pitoresco. No ano de 1530, tendo a necessidade de demolição de um antigo mosteiro pertencente à Ordem, para construção de uma Igreja dedicada a São Carlos, foi quebrado durante a demolição, um afresco que representava a imagem de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.
Bastante entristecido pelo fato, o arquiteto da obra, resolveu, como forma de reparação do dano causado aos padres, doar a Ordem um quadro pintado pelo artista Scipione Pulzone, que trazia a Virgem Maria segurando o Menino Jesus. A princípio colocaram o quadro na casa dos padres. E apesar da escassez de recursos para a obra, esta foi concluída sem dificuldades. Este feito, os padres creditaram à Mãe da Divina Providência, que providenciou os recursos para aquela obra.
OREMOS: Ladainha em Louvor à Mãe da Divina Providência
Pai Eterno, que sois nosso Pai, tende piedade de nós.
Jesus, salvador das almas, tende piedade de nós.
Espirito Santo Consolador, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, Providência Divina, tende piedade de nós.
Mãe da Divina Providência, rogai por nós.
Mãe de graça e misericórdia, rogai por nós.
Mãe incomparavelmente amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Estrela do mar, rogai por nós.
Torre de Davi, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Salvação dos pecadores, rogai por nós.
Porta do Céu, rogai por nós.
Nossa refúgio, rogai por nós.
Nossa força, rogai por nós.
Nossa esperança, rogai por nós.
Nossa Mãe, rogai por nós.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.
Rogai por nós, ó doce Mãe da Divina Providência, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, rogai por nós.
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Site Santos e Ícones Católicos, disponível em http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-ma%CC%83e-da-divina-provide%CC%82ncia/476/102/#c acessado em 30 de maio de 2017 às 16h18min.



Nenhum comentário: