sexta-feira, 23 de junho de 2017

174º dia, Nossa Senhora Conquistadora


Por Deiber Nunes Martins
Originada no Rio Grande do Sul, a devoção a Nossa Senhora Conquistadora surgiu no século XVII, mais precisamente no ano de 1626. Nesta época, o padre Roque Gonzáles, jesuíta, iniciou no período colonial, a evangelização dos povos indígenas. Percorrendo o extremo oeste do Estado gaúcho, os jesuítas reorganizaram os índios em comunidades chamadas reduções. A estas reduções, os padres catequizavam e levavam a fé cristã.
Mas o começo do trabalho junto às aldeias só obtinha êxito, se o apoio dos caciques fosse conquistado. Neste intento o padre percorreu as aldeias indígenas levando uma imagem da Imaculada Conceição. Neste percurso, conseguiu conquistar o apoio de dois caciques e a partir daí, nomeou a imagem que trazia consigo na canoa de Nossa Senhora Conquistadora.
A primeira redução formada pelo Pe. Gonzáles, teve erguida uma igreja de pau a pique, coberta de palha, dedicada a Nossa Senhora da Candelária. Nesta igreja foi celebrada a primeira missa no Rio Grande do Sul. A Virgem Conquistadora foi o primeiro título mariano a chegar ao Rio Grande do Sul. Por conta disso, tornou-se a protetora deste Estado.
OREMOS:
Nossa Senhora Conquistadora, vós conquistastes o indígena e tantos outros povos, tantas outras raças e culturas diferentes. Com humildade e mansidão, se achegaste aos corações mais endurecidos e resistentes ao Cristo, Verbo de Deus. Acolhe, oh Mãe, nossos pedidos de conversão. Conversão a nós mesmos, conversão aos povos de cerviz dura, que promovem a maldade e a desunião. Conquiste Mãe, os corações mais distantes de Deus.
Nossa Senhora Conquistadora, rogai por nós!
REFERÊNCIA:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.


Nenhum comentário: