quarta-feira, 14 de junho de 2017

165º dia, Nossa Senhora da Grade


Por Deiber Nunes Martins
A belíssima cidade de Lille, na França, tem como padroeira, Nossa Senhora da Grade. A história deste título mariano tão singular vem do século XI, mas seu prólogo teve início quatro séculos antes, segundo conta uma conhecida lenda da região. Nesta lenda, uma princesa, de nome Hermengarda, esperava um filho quando sofria a perseguição do nefasto conde Finaert.
Buscando fuga, a princesa escondeu em um frondoso bosque, onde a Virgem Maria apareceu-lhe, prometendo proteção. Passou-se o tempo da gestação e Hermergarda deu a luz um robusto filho, batizado com o nome de Liderico. Entretanto, algo despertou a atenção de seu perseguidor e a princesa teve de fugir às pressas, deixando para trás o filho, sob os cuidados de Nossa Senhora.
A Virgem Maria incumbiu de colocar no caminho do pequenino Liderico, um piedoso eremita, que tratou de cuidar dele e dar-lhe a formação cristã. Passou-se o tempo, Liderico cresceu e se tornou um valente cavaleiro. Ciente de sua missão, Liderico desafiou o tirano conde Finaert e derrotou-o, em um duelo, libertando o reino de sua tirania. Em agradecimento, o rei deu a Liderico o feudo da região onde nascera e a seus descendentes o nobre título de Condes de Flandres.
O tempo passou e o castelo de Liderico deteriorou-se. Mas no lugar de suas ruínas, foi construída a cidade de Lille. Em 1066, portanto século XI, o piedoso conde Balduíno, construiu as muralhas da cidade e uma belíssima Igreja, dedicando uma de suas capelas a Nossa Senhora. É daí que vem a singularidade desse título mariano. Era tempo dos senhores feudais, tempo em que o guardião de seus castelos, recebiam pela grade os pedidos do povo a seu senhor feudal. Os devotos de Nossa Senhora entenderam que ela era a guardiã daquele lugar e por isso cercaram sua imagem com uma grade, pela qual os fiéis depositavam seus pedidos a serem entregues a Deus. Nascia assim, o título de Nossa Senhora da Grade.
OREMOS:
Santa Maria da Grade vem com teu povo caminhar. Teu povo sofrido, que se espreme ao redor de vossa grade, clamando por solução, clamando pela Graça de Nosso Senhor. Ajuda-nos, oh Mãe, na caminhada. Olhai pelos jovens. Muitos deles, estão desnorteados, sem rumo. Não reconhecem em Teu Filho, o Caminho, a Verdade e a Vida. E assim, buscam refúgio na bebida e nas drogas. Virgem Maria, que o pedido pela vida dessa juventude, passe por vossa grade e chegue a Vós.
Nossa Senhora da Grade, rogai por nós!
REFERÊNCIA:
Site “Catolicismo”, disponível em http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm/idmat/6174D862-C09F-3428-CE87B1CB4CB55057/mes/Junho1995, acessado em 20 de janeiro de 2017 às 10h30min.

Um comentário:

Deyvinho disse...

Qual é o dia dela?