quinta-feira, 8 de junho de 2017

159º dia, Nossa Senhora das Angústias


Por Deiber Nunes Martins
No século XV, quando os muçulmanos começaram a ser expulsos da Espanha, os cristãos, conduzidos pelos reis católicos, começaram a construção de uma capela dedicada às angústias de Nossa Senhora. Estavam sob a influência da devoção que tinham a Nossa Senhora das Dores.
Terminada a construção, passaram a procurar um escultor que esculpisse uma imagem para a Igreja, uma imagem que representasse as angústias de Maria vendo seu filho pregado numa cruz.
Então, num certo dia, aconteceu algo inesperado. O zelador da Igreja, no cumprimento dos seus afazeres, viu adentrar uma senhora vestida de luto e dois jovens. Com o passar do tempo, o homem começou a achar estranho que as orações daquele grupo não terminavam, mesmo assim continuou ele o seu trabalho. Com o cair da noite, os dois jovens se levantaram e foram embora, ficando somente a senhora, na mesma posição orante, em que fora encontrada no início do dia pelo zelador. Era hora de fechar a capela e o homem voltou-se para a Senhora, pedindo que ela se retirasse. Mas a mulher nem se moveu, tão absorta que parecia estar em sua oração. Preocupado, o homem dirigiu-se a seus superiores e expôs o fato. Como era hora bem avançada e precisavam fechar a Igreja, eles seguiram o zelador até a mulher e esperaram um pouco, pra ver se suas súplicas terminavam. Como isso não acontecia, um deles se aproximou e tirou o véu que cobria a senhora. E para espanto e surpresa de todos não se tratava de uma mulher mas sim de uma imagem! E a imagem esculpida nos mesmos moldes que os padres desejavam.
Passaram então a investigar quem havia deixado àquela imagem na capela. Porém, sem sucesso. Nenhum escultor da região ou das regiões vizinhas havia esculpido uma imagem em tão rara beleza, a Mãe chorosa contemplando o Filho morto numa cruz. O fato trouxe à região de Granada na Espanha, onde situa-se a Igreja de Nossa Senhora das Angústias, uma multidão de fiéis.
OREMOS:
Mãe Dolorosa, choraste por Teu Filho, preso no lenho da cruz. Sabemos que também choras por teus filhos que estão presos no madeiro dos vícios do pecado. Ajudai-nos Óh Mãe, em nossa caminhada de conversão, para que possamos romper definitivamente com o pecado e assim venerar-se de coração puro e obediente.
Nossa Senhora das Angústias, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: