sábado, 3 de junho de 2017

154º dia, Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos



Por Deiber Nunes Martins
“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2, 1-4)
Cinquenta dias após a Páscoa, a Igreja comemora a festa de Pentecostes. É a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e sobre toda a Igreja. A Mãe de Jesus estava no cenáculo e também viveu Pentecostes. A partir de então, Maria passou a ser conhecida como a Rainha dos Apóstolos. Pentecostes marca o início desta devoção mariana e também o início da caminhada evangelizadora da Igreja. Cheios do Espírito Santo, os Apóstolos desejam cumprir a missão que lhes fora dada pelo Mestre Jesus.
Amparados por Maria, a Rainha dos Apóstolos, eles levam a Boa Nova do Evangelho aos quatro cantos do mundo, a todos os povos. Se a princípio, a Mensagem é transmitida ao povo escolhido, inspirado pelo Espírito Santo, Paulo amplia os horizontes da evangelização, levando o Evangelho também aos pagãos. Também por meio do Espírito Santo, a presença de Maria Santíssima é sentida em todos os lugares onde a Boa Nova do Filho adentra.
Presente nas ladainhas, o título Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos foi amplamente difundido por São Vicente Pallotti e o Bem Aventurado Tiago Alberione. O primeiro, fundador da Ordem dos Pallottinos e o segundo, da Família Paulina. Ambas as Ordens Religiosas estão sob a proteção da Rainha dos Apóstolos.
A imagem da Rainha dos Apóstolos representa Maria segurando o Menino Jesus num gesto de doação ao mundo. O Menino traz nas mãos um pergaminho que representa a Boa Nova do Evangelho. Em torno da Mãe e do Filho, estão os apóstolos, que somos todos nós, portadores de Cristo e missionários do Evangelho.
OREMOS:
Mãe Amorosa, vós fostes o amparo dos Apóstolos na missão de levar a Boa Nova aos povos. Em Pentecostes, estavas com eles, quando o Espírito Santo desceu sobre a Igreja. Ensina-nos a abrir o coração para o Espírito Santo de Deus fazer nele Vossa morada. Ensina-nos, oh Mãe, a conservarmos o ardor missionário com que os apóstolos conduziram o Evangelho pelo mundo. Que por vossa intercessão, Mãe, saibamos ser dóceis à ação do Espírito e assim deixar que ele sopre em nossa vida, o amor de Deus.
Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, velai por nós!
REFERÊNCIA:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: