domingo, 4 de junho de 2017

155º dia, Nossa Senhora do Divino Amor


Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Virgem do Divino Amor surgiu por volta do século XIII, quando a família Savelli-Orsini construiu o Castel di Leva. No alto da torre deste castelo, havia a imagem de Nossa Senhora, assentada no trono, com o Menino Jesus no colo, e uma pomba, representando o Divino Amor, o Espírito Santo, descendo sobre ela. Entretanto, somente no século XVIII, na primavera de 1740, foi que esta devoção tomou proporções consideráveis.
Naquele período, um peregrino, seguindo para Roma, foi atacado por cães ferozes, diante da fortaleza da família Orsini. Tomado de grande terror, o homem olha para o alto e vê a imagem de Maria na torre do castelo. Devoto, pede a intervenção de Nossa Senhora e imediatamente, os cães se acalmam e vão embora. Chegando em Roma, o peregrino noticia o fato e o castelo passa a ser destino de peregrinações dos devotos de Nossa Senhora. Algum tempo mais tarde, constroem na via Ardeatina, distante 12 km de Roma, o Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor.
Dois séculos depois, durante a Segunda Guerra, o Papa Pio XII, em 4 de junho de 1944, durante a chegada das tropas aliadas à Roma, pede a Nossa Senhora do Divino Amor, que livre a cidade de Roma dos bombardeios iminentes. Imediatamente, as tropas nazistas são derrotadas e deixam a cidade de Roma sem o combate com os aliados. Em agradecimento, o Sumo Pontífice proclama a Virgem do Divino Amor, a salvadora de Roma.
OREMOS:
Santa Mãe de Deus, quisera o Pai, por vossa Divina Providência, que as comemorações em vossa honra fossem junto ao dia de Pentecostes, este ano de 2017, em 4 de junho. Vós sois a Esposa do Divino Amor, abençoai Mãe, vossos filhos e fazei descer sobre nós a Luz do Divino Amor, para que possamos, cheios do Espírito Santo de Deus, proclamar a Palavra do Senhor e sermos testemunhos vivos do amor de Cristo. Virgem Maria, afastai de nós, as ameaças de terrorismo, violência e toda série de malefícios que o secularismo têm derramado no mundo. Guardai-nos dos perigos de morte, do corpo e da alma.
Nossa Senhora do Divino Amor, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Site do Santuário Nacional de Aparecida. Disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-do-divino-amor, acessado em 02 de junho de 2017 às 11h23min.

Nenhum comentário: