sábado, 26 de agosto de 2017

238º dia, Nossa Senhora de Czestochowska


Por Deiber Nunes Martins
Nossa Senhora de Czestochowa ou Czestochowska , também é conhecida como Nossa Senhora do Monte Claro. A imagem de Nossa Senhora de Czestochowa é um ícone de pintura sobre a madeira em estilo bizantino. É a imagem de Nossa Senhora negra. Também conhecido como Odigitria, o quadro retrata a Virgem Maria segurando seu Filho com a mão direita.
Diz a tradição que o ícone foi pintado por São Lucas entre os séculos V e VIII. Tendo passado pelas mãos de diversos proprietários, teve seu destino definido pelo príncipe Ladislau Opolcziyk que mandou construir uma capela na colina de Jasna Gora, no final do século XVI. Meio século mais tarde, os hussitas – discípulos do teólogo Jan Huss – invadiram a capela e danificaram a imagem, deixando marcas de corte de espada na face de Nossa Senhora, marcas que ficaram até hoje na imagem, mesmo após a restauração feita por iniciativa do Papa Clemente XI.
A partir do século XVIII, a imagem passou a ser venerada e a Virgem negra conhecida como a padroeira da Polônia, sendo sua festa, celebrada no dia 26 de agosto.
OREMOS:
Nossa Senhora de Czestochowska, a vós recorremos buscando proteção e refúgio contra a intolerância religiosa e todos os males decorrentes do secularismo dos dias atuais. Vem sobre nós com vosso manto e cubra-nos com os frutos do Espírito Santo, para que saibamos dar uma resposta santa aos embustes e ofensas proferidas contra nossa fé e nossa espiritualidade.
Nossa Senhora de Czestochowska, ou Nossa Senhora de Czestochowa, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: