terça-feira, 1 de agosto de 2017

213º dia, Nossa Senhora da Cabeça


Por Deiber Nunes Martins
O monte da Cabeça é um dos mais altos da região da Andaluzia, na Espanha. Foi nessa região, que Juan de Rivas, pastoreava seu rebanho. O piedoso Juan fora um valente soldado a combater pela Espanha batalhas contra os mouros. Num desses combates, perdera seu braço. Mutilado, restou-lhe o pastoreio de rebanho, como forma de sustento.
Homem de fé que era, costumava afastar-se dos outros pastores quando subia ao monte da Cabeça, onde, recolhido, fazia suas orações a Deus e agradecia a graça de sua vida. Certo dia, do ano de 1227, Juan ouviu uma campainha e por curiosidade seguiu a direção daquele som. Percebeu então uma luz forte vinda do alto do monte da Cabeça, e foi até lá.
Chegando perto da luz, viu uma belíssima imagem de Nossa Senhora presa a um galho e a seu lado a campainha que tanto tocava. Admirado, pôs o pastor de joelhos, agradecendo e em atitude orante. Perguntou aquele homem, o que a Mãe de Jesus queria dele e recebeu como resposta:
“Não temas, servo de Deus... Vai à cidade de Andújar e dize a quantos encontrares que chegou o tempo de cumprir-se a vontade de Deus, fazendo erigir neste lugar um templo, onde se hão de operar grandes prodígios em favor dos crentes”.
Juan não se opôs ao pedido da Virgem, mas se mostrou preocupado quanto ao crédito de suas palavras junto ao povo. Nossa Senhora, compreendendo sua preocupação, restituiu-lhe de forma milagrosa, o braço perdido em combate. Assim, diante do milagre que viam, as pessoas creram na aparição da Mãe de Deus, no monte da Cabeça. Em êxtase, subiram ao monte para ver a imagem milagrosa, inclusive o pároco da região. Voltaram à cidade, trazendo a imagem em procissão e invocando-a como Nossa Senhora da Cabeça, a padroeira da cidade.
Em pouco tempo, construíram um belíssimo santuário no lugar onde a imagem fora encontrada. Tempos mais tarde, soldados da região da Andaluzia levavam consigo a imagem de Nossa Senhora da Cabeça e onde eram recebidos, a entregavam de presente, como forma de agradecimento. Os pedidos feitos a Nossa Senhora sempre eram atendidos, aumentando a devoção popular. Comunidades construíam capelas e ermidas a Nossa Senhora da Cabeça. E assim a devoção se espalhou entre todos os povos de fé católica no mundo.
No Brasil, ela é invocada contra os males da cabeça e do cérebro. Pessoas com enxaqueca, cefaleia, mães de filhos com dificuldade de aprendizado nas escolas, sempre invocam Nossa Senhora da Cabeça, esperando seu auxílio.
Por conta do soldado Juan de Rivas, Nossa Senhora da Cabeça também é conhecida como a Mãe dos Combatentes.
OREMOS:
Santa Mãe da Cabeça, olhai pelos combatentes. Ajudai, Mãe, os policiais na difícil luta contra a criminalidade cada vez mais forte no Brasil. Intercedei também por aqueles que sofrem todo tipo de sofrimento mental e todo tipo de dores de cabeça.
Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
ALVES, Aparecida Matilde. Maria de Todos os Povos: Um mês com Nossa Senhora. São Paulo: Ed. Paulinas, 2013.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida/SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: