terça-feira, 8 de agosto de 2017

219º dia, Nossa Senhora da Guia



Por Deiber Nunes Martins
O Filho de Deus em meio aos homens quis viver conforme a maneira humana. E assim, precisou ser conduzido por sua Mãe, Maria. Esta é a razão do título de Nossa Senhora da Guia, conhecida como Odigitria, que quer dizer “aquela que conduz”, nas igrejas orientais. Maria é representada sentada ou de pé, segurando o Menino Jesus, ou com a mão direita estendida, como que a guiar seus devotos.
Se Maria Santíssima conduz Seu Filho, ainda mais conduzirá o povo de Deus. Povo esse pecador, cheio de fraquezas e limitações. É por conta disso que os navegantes e os pescadores sempre buscaram Nossa Senhora da Guia, em suas orações. No Brasil, esta devoção é muito difundida como várias igrejas dedicadas a ela. A primeira delas, construída no século XVI, no porto de Cabedelo, na Paraíba. Na cidade de Loriga, no Pará, foi construída uma igreja em honra a Virgem da Guia, no ano de 1884. Lá, ela é invocada como a padroeira dos migrantes.
OREMOS:
Senhora Nossa, guiai-nos por vossos caminhos. Precisamos cada vez mais, oh Mãe, deixarmos  conduzir por vossos caminhos, pelo vosso amor. Ajuda-nos na caminhada e quando nos sentirmos perdidos, venha em nosso socorro, Mãe! Não nos deixai perecer diante de tantas incertezas neste mundo.
Ajudai-nos em nossas decisões, mesmo que, sejamos “cabeças-duras”. Mostrai-nos o caminho, para que saibamos sempre optar pelo Cristo, que sempre nos leva ao Amor.
Nossa Senhora da Guia, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: