sexta-feira, 4 de agosto de 2017

216º dia, Nossa Senhora de Begonha



Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora de Begonha surgiu na Espanha, na periferia da cidade de Bilbao, hoje território basco. A imagem de Maria foi encontrada junto a um carvalho em um lugar frondoso e de agradável paisagem. Ao ser encontrada, a imagem, segundo conta a tradição, teria dito a seus apanhadores em dialeto basco: “Bego ona”. A expressão foi o manifesto do desejo da Virgem Maria de permanecer ali, naquele local.
Atendendo ao pedido da Mãe de Jesus, foi construído ali naquele local, um santuário dedicado à Assunção de Nossa Senhora, festividade comemorada em 15 de agosto. No século XVI, o santuário, que se encontrava então em ruínas, foi reconstruído.
Inúmeras graças são obtidas pelos fiéis que peregrinam ao território basco durante a festa da Assunção de Maria. Diversos testemunhos de milagres são dados todos os anos no santuário de Nossa Senhora de Begonha, fortalecendo a fé de seus fiéis devotos.
OREMOS:
Nossa Senhora de Begonha, dai-nos o firme propósito de permanecer no caminho da santidade, assim como quisestes permanecer naquele lugar, junto ao carvalho onde fostes encontrada. Que por vossa intercessão, saibamos resistir às tentações do inimigo e assim nos mantermos afastados do pecado. Que em tudo rendamos graças a Deus Pai Todo Poderoso, que nos dá todo bem e que sempre cuida de nós.
Nossa Senhora de Begonha, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003. 

Página no Wikipédia sobre Nossa Senhora de Begonha, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Bego%C3%B1a, acessado em 14 de março de 2017 às 11h58min.

Nenhum comentário: