domingo, 6 de agosto de 2017

218º dia, Nossa Senhora de Copacabana



Por Deiber Nunes Martins
No período de colonização da América Latina, século XVI, o povoado de Copacabana, na Bolívia, foi um dos primeiros lugares a receber os ensinamentos cristãos, deixando assim o paganismo indígena. Nesta região viviam os índios da tribo Amansaya e os índios da tribo Urinsaya. Convertidos, os índios Amansayas iniciaram a construção de uma capela em honra a Nossa Senhora da Candelária. No entanto, receberam a oposição dos Urinsayas, que queriam dedicar a capela a São Sebastiao.
Desejando resolver o impasse, dom Francisco Tito Yupanqui, de origem indígena, decidiu esculpir uma imagem da Mãe de Jesus. No entanto, seu talento artístico era sofrível e a imagem por ele esculpida não foi aceita pelo bispo local. Numa segunda tentativa, o nobre decidiu pedir por meio de orações e jejuns, o auxílio de Nossa Senhora. Concluída a segunda imagem, ela ainda não representava a beleza da Mãe de Nosso Senhor. Todavia, espalhou-se pela região que Francisco Yupanqui estava esculpindo a imagem de Nossa Senhora.
Naquele mesmo tempo, um inverno rigoroso tomou conta da região de Copacabana, Potosi e arredores. Tamanha onda de frio colocou a colheita daquele ano em risco. Um cristão devoto, de nome Alfonso Viracocha lembrou das tentativas do amigo Francisco Yupanqui de esculpir uma imagem de Maria e rogou a ele que cedesse a imagem para a igreja de Nossa Senhora da Candelária. O argumento que Alfonso usou para convencer o amigo, fora de que a Mãe de Deus corrigiria os possíveis defeitos que a imagem apresentasse.
E assim foi feito. Ao apresentar a segunda versão da imagem que esculpira, Francisco descobriu que a imagem representava com perfeição os traços de Maria, Mãe de Jesus. Esta imagem foi entronizada na Igreja da Candelária e passou a ser conhecida como Nossa Senhora das Candeias de Copacabana.
OREMOS:
Maria Santíssima, ensina-nos o dom da perseverança, que moveu a vida de Francisco Yupanqui. Que nenhum revés em nossa vida, faça com que desistamos dos nossos sonhos e dos nossos projetos, quando eles estiverem centrados em Deus. Ajuda-nos a sempre perseverar e a sempre buscar vosso auxílio nas difíceis situações da vida.
Nossa Senhora de Copacabana, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: