quarta-feira, 16 de agosto de 2017

228º dia, Nossa Senhora de Belém


Por Deiber Nunes Martins
Partia rumo a Belém na Judéia, para o recenseamento exigido pelo imperador, um pobre casal. Não encontrando pousada na cidade, recolheram-se em uma estrebaria, numa gruta. Como estava nos dias de dar a luz, o esposo fez, usando um cocho, uma manjedoura, para acolher ao menino que acabara de nascer. Este Menino era o Filho de Deus, Jesus Cristo e sua Mãe, Maria Santíssima, Nossa Senhora de Belém.
Em memória deste fato, o imperador Constantino, recém convertido ao cristianismo, no ano 330, mandou construir na gruta da Natividade de Nosso Senhor, um santuário, dedicado a Maria. E esta devoção ganhou o mundo. Tempos mais tarde, chegou a Portugal, trazida por peregrinos vindos do Oriente. Conquistando a simpatia do fundador da Escola de Sagres, Dom Henrique, que mandou construir na praia do Restelo, em Lisboa, uma igreja dedicada a Virgem de Belém, para que os navegadores pudessem a ela recorrer, quando de suas expedições.
Por meio dos colonizadores portugueses, Nossa Senhora de Belém foi trazida ao Brasil, dando inclusive nome a cidade de Belém no Pará. E em outras cidades brasileiras, onde é a padroeira, como em Guarapuava no Paraná. Nossa Senhora de Belém é representada tendo em seu colo o Menino Jesus mais crescido, segurando sua mão.
OREMOS:
Mãe de Nosso Senhor, rogai por nós vossos filhos. Reconhecemos que na vida teremos dificuldades e não queremos fugir delas, tampouco de nossos problemas. Mas pedimos vosso auxílio, nas lutas diárias, onde muitas vezes nos afligimos pela falta de vinho à mesa de nossa família, ou pela falta de lugar para o nosso repouso. Problemas esses que muitas vezes representam uma forma de fortalecimento da nossa humanidade, para que sejamos guerreiros vigorosos em nossas batalhas espirituais.
Vemos vosso exemplo de vida em Belém. Quem mais teria motivos para exigir de Deus e dos homens, o conforto necessário para trazer ao mundo o Rei dos Reis? Entretanto, Mãe, silenciastes diante da dificuldade, não por resignação, mas por confiança, por certeza. E muitas vezes, Mãe, perdemos esta confiança, esta fé viva, pulsante, quando a dificuldade bate à nossa porta. Ajuda-nos, Mãe, a mantermos firmes diante das dificuldades deste mundo.
Nossa Senhora de Belém, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: