quinta-feira, 3 de agosto de 2017

215º dia, Nossa Senhora do Mosteiro


Por Deiber Nunes Martins
Desde o século XIV, na Diocese da Guarda, em Portugal se fala na devoção a Nossa Senhora do Mosteiro. E naquele tempo, Nossa Senhora do Mosteiro também era conhecida como Nossa Senhora do Souto ou Nossa Senhora das Neves. Sua festa era celebrada junto com a festa da Assunção de Nossa Senhora.
A razão do nome Nossa Senhora do Mosteiro se deve a um mosteiro que os templários mantinham na prefeitura de Almeida, onde situava a capela. Tempos depois, o título de Nossa Senhora do Mosteiro também surgiu em meio aos frades franciscanos, na arquidiocese de Braga.
OREMOS:
Nossa Senhora do Mosteiro, olhai pelos vocacionados e vocacionadas ao serviço do Senhor. Abençoai os jovens que decidem dedicar suas vidas a Deus. Dê a todos eles, ânimo e motivação. Olhai também, Virgem do Mosteiro pelos sacerdotes e pelas freiras que já se ocupam do serviço do Senhor, nos mosteiros e nas comunidades católicas. Olhai por aqueles que vivem enclausurados em vida orante e contemplativa. Que todo o vigor de suas obras espirituais não se perca diante do imediatismo e do secularismo deste mundo. Olhai também, Mãe, pelas Comunidades Missionárias Católicas e pelas Congregações Religiosas para que nenhuma delas perca seu sentido e seu valor missionário.
Nossa Senhora do Mosteiro, rogai por nós!
REFERÊNCIA:

BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular: São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.

Nenhum comentário: