quarta-feira, 2 de agosto de 2017

214º dia, Nossa Senhora dos Anjos


Por Deiber Nunes Martins
No início do século XIII, nas proximidades de Paris, alguns mercadores, resolveram mudar a rota de viagem, passando por uma floresta misteriosa. Embrenharam-se na mata e no meio do caminho foram surpreendidos por bandidos que os assaltaram e os prenderam em árvores, num lugar ermo e inabitável , para que ali morressem de frio ou de fome.
Os mercadores permaneceram ali por um dia e uma noite. Imaginavam que nunca seriam resgatados e imploraram a proteção da Virgem Maria, prometendo a ela, no caso de saírem vivos dali, construírem naquele local uma capela. Algumas horas depois, um jovem apareceu diante deles e os libertou, desaparecendo em seguida da vista deles. Os homens entenderam se tratar da intercessão de Nossa Senhora e se dispuseram a construir a capela que haviam prometido à Maria.
O milagre e outros feitos de Nossa Senhora se espalharam por toda a região e pessoas de todos os lugares acorriam até aquela capela, que em meados do século XVII foi ampliada, para pouco tempo depois ser destruída por conta da Revolução Francesa.
Há quem defenda a versão de que esta devoção começou no tempo de São Francisco de Assis, com os franciscanos, na Itália. São Francisco costumava rezar na Basílica de Santa Maria dos Anjos, que havia recebido este nome porque foi erguida por peregrinos oriundos da Terra Santa que veneravam uma relíquia do túmulo da Mãe de Deus e em épocas festivas, ouviam o cântico dos Anjos. Apesar do nome dado a Basílica e que depois seria chamada de Porciúncula, o que motivou à devoção seria a visão que São Francisco teve em uma noite na capela, de Jesus e Maria, sendo acompanhados por uma multidão de anjos.
Nossa Senhora dos Anjos é também a padroeira da Costa Rica. Em 1635, na região de Cartago, a senhora Juana Pereira, ao recolher lenha, viu sobre uma pedra a imagem de Maria carregando o Menino. Surpresa, pegou a imagem e a levou para casa. No entanto, Juana ficou mais surpresa ainda, quando viu a imagem no mesmo lugar, na mesma pedra, no dia seguinte. Aquele milagre ocorreria outras vezes até os costarriquenhos decidirem construir naquele local uma capela. Apegados àquela imagem mariana a qual chamam de La Negrita, tornaram de Nossa Senhora dos Anjos, sua protetora.
OREMOS:
Nossa Senhora dos Anjos, atendei aos pedidos de teus filhos. Curai os doentes nos hospitais e nas ruas. Ajudai os desabrigados, sobretudo nos tempos de grandes tempestades. Tirai do povo, oh mãe, a couraça do egoísmo e da ganância para que cheios de solidariedade e compaixão, vossos filhos revelem o Cristo ao mundo.
Nossa Senhora dos Anjos, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ROMAN, Ernesto N. Aparições de Nossa Senhora: suas mensagens e milagres. São Paulo: Ed. Paulus, 2015.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Portal A12 – Santuário Nacional de Aparecida. Disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/historia-de-nossa-senhora-dos-anjos

Nenhum comentário: