domingo, 13 de agosto de 2017

225º dia, Nossa Senhora da Candelária

Por Deiber Nunes Martins
No século XIV, numa gruta em Chimisay, na ilha de Tenerife, nas Canárias, dois pastores guardavam o rebanho numa gruta. Num certo dia, como o gado se recusava a entrar na gruta, os homens o fizeram e se depararam com uma bela imagem de mulher, no interior da caverna. Como não eram cristãos, aqueles homens não sabiam de quem se tratava, mas ficaram admirados e chamaram as pessoas da aldeia para verem a imagem.
Quando voltaram, além da imagem na gruta, havia velas (candeias) acesas suspensas ao redor da imagem. Mesmo sem conhecer, os nativos da região passaram a cultuar a imagem de Maria. No século XV, quando os espanhóis chegaram até as Ilhas Canárias, foi explicado aos nativos, os mistérios da Mãe de Jesus.
Por essa razão, tempos mais tarde quando os missionários da Companhia de Jesus aportaram na região, não tiveram maiores dificuldades para evangelizar aquele povo, que já era devoto mariano.
O nome Nossa Senhora da Candelária, deve-se às velas acesas ao redor da imagem. No século XVII, foi construído em Tenerife, uma imagem em honra a Maria. A imagem mariana ficou neste templo até desaparecer em 1826, quando a ilha foi inundada. Uma nova imagem foi esculpida à semelhança da anterior. Em 1867, o Papa Pio IX, proclamou Nossa Senhora da Candelária, padroeira do arquipélago.
OREMOS:
Nossa Senhora da Candelária, iluminai nossos caminhos. Afastai-nos das trevas do pecado. Que por vossa proteção, que tanto recorremos, os inimigos do Senhor se afastem de nós e possamos assim seguir com fé e determinação, no caminho do Senhor. Que nenhuma tentação deste mundo nos afaste do objetivo maior de nossa vida, que é o Reino dos Céus.
Nossa Senhora da Candelária, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.



Nenhum comentário: