sábado, 12 de agosto de 2017

224º dia, Nossa Senhora da Alegria


Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora da Alegria tem sua origem no séc. XII com as cruzadas. Segundo a tradição, três irmãos cavaleiros franceses, alistaram-se nas cruzadas e viajaram para a Palestina, no intuito de ajudar os cristãos nos ataques sofridos pelos muçulmanos.
No entanto, não lograram êxito, foram derrotados pelos muçulmanos e capturados pelos egípcios. O sultão tentou de todas as maneiras persuadir seus prisioneiros a renegarem a fé católica, mas eles se mantiveram firmes. Vendo a firmeza daqueles homens em defenderem a fé, o sultão enviou Isméria, sua própria filha, para persuadi-los a se converterem ao islã.
Os três irmãos mostraram à Isméria o Evangelho de Jesus. E a moça quis conhecer quem era a Mãe do Salvador. Então, eles começaram a esculpir uma imagem da Virgem Maria. Findado o dia, deixaram a imagem inacabada, tencionando concluí-la no dia seguinte. No entanto, de forma milagrosa, quando acordaram no dia seguinte, a imagem já estava pronta.
Quando Isméria viu a imagem, ficou maravilhada com a beleza de Maria. E mais ainda com a mensagem de Jesus, passada pelos cavaleiros. Convertida, ela libertou os três irmãos e fugiu com eles. Após um dia de caminhada, adormeceram e ao despertarem, tinham sido levados milagrosamente para o bosque do castelo da mãe dos cavaleiros, na França. Após esse prodígio, construíram naquele bosque, a Igreja de Nossa Senhora da Alegria, que se tornou um centro de peregrinação mariana.
Nossa Senhora da Alegria tempos mais tarde, em 1993, apareceu a uma jovem americana, na cidade de Emmitsburg, nos EUA. Nas diversas aparições, Maria deixou a mensagem de conversão e humildade a seus filhos. Pedia ela insistentemente que seus filhos amassem uns aos outros.
A imagem da Virgem da Alegria apresenta Maria de pé, com seu Filho sentado em seu braço esquerdo com os braços abertos. As feições da Mãe de Deus revelam júbilo.
OREMOS:
Oh Mãe da Alegria, curai os nossos corações das feridas que nos causam tristeza de alma. Livrai-nos do flagelo da depressão e fazei com que saibamos ter um coração adorador, generoso e alegre. Que a gratidão preencha nossa vida e a nossa existência, pois somente por meio de um coração agradecido é que a verdadeira alegria que provêm de Deus, pode elevar a nossa vida.
Nossa Senhora da Alegria, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP, Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes – Orações e história de 260 títulos marianos. São Paulo, Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: