quarta-feira, 9 de agosto de 2017

221º dia, Nossa Senhora da Misericórdia


Por Deiber Nunes Martins
Já no século VIII, na cidade de Nantes, na França, existia uma capela dedicada a Nossa Senhora da Misericórdia, cujos devotos chamavam-na com esse título em ação de graças por terem sido livrados de um dragão. A pequena capela de Nantes deu lugar a um santuário em honra a Virgem da Misericórdia, no início do século XI.
No século XII, o bem-aventurado Eskil, muito doente que estava, teve a visão de estar caindo no abismo do inferno e ser resgatado pela Virgem Maria. Por conta da visão que teve, decidiu mudar de vida. Convertido, tornou-se sacerdote e bispo da Igreja.
Tempos mais tarde, no século XV, em Portugal, o confessor da Rainha Leonor, Frei Miguel de Contreiras pediu a ela que o ajudasse na fundação da irmandade de Nossa Senhora da Misericórdia, que tinha como objetivo cuidar dos pobres, doentes e condenados. O passo dado por Frei Miguel foi seguido também por outras colônias portuguesas, inclusive o Brasil. É a origem das Santas Casas de Misericórdia, tendo sua primeira casa, sido construída em Santos, ao lado da capela de Nossa Senhora da Misericórdia.
A imagem da Virgem da Misericórdia representa Maria de pé com os braços abertos, tendo sob as dobras de seu manto, o Papa, alguns bispos, um frade, um rei, membros da fidalguia e alguns doentes pobres.
OREMOS:
Virgem da Misericórdia, ajudai-nos em nossa caminhada rumo a Deus. Favorecei nossos instintos e nossos sentimentos, para que sempre busquemos fazer a vontade do Senhor, pois esse é o caminho que nos livra de todo mal. Fazei com que tenhamos um coração manso e humilde como de Vosso Divino Filho e com este coração, pautemos nossas atitudes. Mãe do Céu, não nos deixei perecer sem o perdão e a misericórdia do Senhor.
Nossa Senhora da Misericórdia, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: