quarta-feira, 30 de agosto de 2017

242º dia, Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores


Por Deiber Nunes Martins
Em Portugal, quando da invasão dos mouros, as freiras de um convento português, em fuga, esconderam a imagem de Nossa Senhora da Lapa numa gruta. Tempos mais tarde, uma pastora muda passou a falar assim que encontrou a imagem escondida.
A devoção veio para o Brasil e no Rio de Janeiro ganhou um oratório na rua dos Mercadores, nos fundos da Igreja da Cruz dos Militares. Este oratório foi um presente dos mascates (mercadores) que montavam suas bancas nas ruas do entorno da Igreja. Da devoção desses vendedores à Mãe de Deus, surgiu o título: Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.
Diante do oratório, todos os dias se rezava o Santo Terço e todo dia 15 de agosto, a imagem era adornada. Os mercadores mais abastados montaram uma confraria que a partir de 1747 iniciou a construção do templo em honra a Nossa Senhora. Três anos mais tarde, antes mesmo do término da construção, a igreja em honra a Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores foi aberta.
OREMOS:
Santa Maria dos mercadores, abençoai todos aqueles que retiram do comércio o seu sustento. Dai aos mercadores, um coração generoso e compassivo que rejeite a ganancia e siga os preceitos de Cristo.
Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
Academia Marial de Aparecida, disponível em http://www.a12.com/academia/titulos-de-nossa-senhora/nossa-senhora-da-lapa-dos-mercadores, acessado em 13 de fevereiro de 2018 às 18h07min.
Site Mapa da Cultura do Rio de Janeiro, disponível em http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/igreja-nossa-senhora-da-lapa-dos-mercadores, acessado em 13 de fevereiro de 2018 às 18h09min.



Nenhum comentário: