quinta-feira, 24 de agosto de 2017

236º dia, Nossa Senhora dos Prazeres


Por Deiber Nunes Martins
No final do século XVI, nas terras dos Condes de Alcântara, em Lisboa, Portugal, apareceu uma belíssima imagem mariana sobre uma fonte. A partir daquela aparição, as águas da fonte tornaram-se milagrosas e o doente que a bebia, ficava curado. A imagem, que de tão rara beleza parecia ter sido esculpida pelos anjos, foi levada para a casa dos condes, onde foi depositada em um oratório. Entretanto, a imagem voltou milagrosamente para o lugar onde havia sido encontrada.
Passando por ali, uma menina, Nossa Senhora apareceu a ela e lhe pediu que instruísse aos pais e aos vizinhos que construíssem naquele lugar uma capela para Ela e que a chamassem doravante de Nossa Senhora dos Prazeres. A aparição mexeu com as pessoas da região que logo acataram ao pedido da Mãe de Deus e lhe construíram a capela.
Algum tempo depois, a Mãe de Jesus apareceu a um noviço que sempre depositava flores aos pés da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres. Nesta aparição, Nossa Senhora indicou ao jovem que assim como a Igreja celebrava as sete dores de Maria, deveria celebrar também suas sete alegrias (prazeres), a saber:
1.   O anúncio do Anjo Gabriel;
2.   A Saudação de sua prima Isabel;
3.   O nascimento do Menino Jesus;
4.   A Visita dos Reis Magos;
5.   O encontro de Jesus no templo;
6.   A primeira aparição de Cristo Ressuscitado e
7.   A sua coroação como Rainha dos Céu e da terra.
A imagem de Nossa Senhora dos Prazeres representa Maria de pé, com o Menino Jesus sentado em seu braço esquerdo. Ela veste uma túnica de mangas largas e um longo manto, tendo a cabeça coberta por um véu curto. A seus pés aparecem sete anjos, que representam os prazeres da vida de Nossa Senhora.

OREMOS:
Mãe da Alegria, ensinai-nos a viver com alegria. Ensinai-nos a apreciar com saboroso prazer, as alegrias do nosso tempo, da nossa vida. Que mesmo diante de tantas adversidades e tantas tristezas que o mundo nos oferece, não nos falte tempo, para apreciarmos a beleza da vida e assim celebrarmos nossos prazeres, assim como Vós também os celebrastes. E assim como Vós, que colocastes Cristo como o prazer maior e central de vossa vida, nós também, povo de Deus, saibamos celebrar Cristo como centro da nossa alegria.
Nossa Senhora dos Prazeres, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo, Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: