sábado, 19 de agosto de 2017

231º dia, Nossa Senhora da Abadia


Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora da Abadia, começou no final do século IX, em Portugal, por conta de uma imagem de Nossa Senhora da Glória, que pertencia ao Mosteiro de Bouro. Daí Nossa Senhora da Abadia ser também conhecida como Santa Maria do Bouro.
Nesta época, os mouros invadiram a Península Ibérica e os monges do Bouro, temendo que que a imagem da Virgem Maria fosse profanada, esconderam-na. Passados muitos anos, os mouros já tinham sido expulsos de Portugal e da Espanha, e um fidalgo português de nome Pelágio Amado e um amigo eremita, passavam a noite na ermida de São Miguel, quando avistaram umas luzes no meio da mata. Foram verificar e descobriram a imagem escondida. Muito felizes e amparados pelo Arcebispo de Braga, construíram ali mesmo um santuário em honra a Nossa Senhora. Logo depois, outros eremitas chegaram e ajudaram na construção de um mosteiro, que o povo chamou de abadia.
Diversos milagres aconteceram na região e foram atribuídos à Virgem da Abadia. E assim ela passou a ser chamada: Nossa Senhora da Abadia. Com a colonização portuguesa, Nossa Senhora da Abadia chegou ao Brasil e hoje é a padroeira de algumas cidades em Minas Gerais, em Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.
OREMOS:
Nossa Senhora da Abadia, intercedei por nós! Cuidai das nossas famílias, sobretudo dos nossos filhos. Ajudai-nos a educar nossos filhos em um mundo cada vez mais secularizado e frio. Olhai pelos doentes, por aqueles que sofrem nos leitos dos hospitais. Abençoai àqueles que dependem da saúde pública, para que mesmo diante do colapso das estruturas de saúde no Brasil, encontrem os cuidados médicos necessários para recuperarem a saúde.
Nossa Senhora da Abadia, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.



Nenhum comentário: