quinta-feira, 17 de agosto de 2017

229º dia, Nossa Senhora das Mercês


Por Deiber Nunes Martins
A palavra “Mercês” quer dizer misericórdia ou favor, algo feito por alguém que não tenha preço. O ato de libertar alguém cativo, prisioneiro de outrem, como o caso dos escravos foi uma “mercê”. Uma “mercê” da Mãe de Nosso Senhor.
No século XIII, os mouros escravizavam milhares de católicos. Diante de tal situação e pra fazer a vontade de Deus que não quer nenhum de seus filhos prisioneiro. Nossa Senhora apareceu a três homens, Pedro Nolasco, Raimundo Penhaforte, e o rei Jaime I, em 1º de agosto de 1218. Os videntes acederam ao clamor de Nossa Senhora e fundaram a Ordem Real e Militar de Nossa Senhora das Mercês. Desses homens, o militar Pedro Nolasco se destacou, por ter oferecido todos os seus bens pela libertação dos escravos. Tanto, que a Igreja tempos depois o proclamou santo: São Pedro Nolasco.
Após oferecer todos os seus bens pela causa dos escravos, São Pedro Nolasco, percorreu toda a Espanha, levantando fundos para continuar sua empreitada. Nesta empreitada, os religiosos da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, conhecidos como mercedários, serviam com votos de pobreza e muitas vezes se ofereciam como escravos para libertar outros escravos. De tão grande relevância a obra dos mercedários se tornou, que o Papa instituiu a festa de Nossa Senhora das Mercês a ser celebrada no mês de setembro.
No século XVII, a Ordem de Nossa Senhora das Mercês chegou ao Brasil, ganhando a adesão dos escravos negros. Sobretudo na cidade mineira de Ouro Preto, a Ordem dos Mercedários ganhou muito destaque, sendo muito comum encontrar pelo interior mineiro igrejas dedicadas à Virgem das Mercês.
Nossa Senhora das Mercês é a padroeira da República Dominicana e do Peru.
OREMOS:
Senhora das Mercês, libertai-nos de tudo o que nos escraviza. Quantos males, pecados e vícios nos prendem a esse mundo corrompido pela carne! Todo esse mal insiste a escravizar a humanidade que se deixa perecer nas coisas efêmeras, abrindo mão do Eterno de Deus. Não deixeis, oh Mãe, que entre seus filhos, seja assim! E libertai-nos, oh Mãe, de toda situação de escravidão.
Nossa Senhora das Mercês, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: