segunda-feira, 14 de agosto de 2017

226º dia, Nossa Senhora dos Humildes


Por Deiber Nunes Martins
Este título se deve ao exemplo que a Mãe de Jesus nos dá, sobre a humildade. Maria é a Mãe dos Humildes porque ela mesma, tão logo recebeu do anjo a incumbência de ser a Mãe do Salvador, se pôs a serviço, dizendo “Eis aqui a serva do Senhor. (Lc 1, 38). Muitas vezes, recebemos de alguém uma incumbência, uma missão e queremos discutir, dizendo: “Isso não é comigo, é com fulano!”. Outras vezes queremos discutir nossa capacidade para tal função, querendo fazer as tarefas mais complexas, condizentes com nossas habilidades, desprezando aquelas mais simples. Não que ser a Mãe de Nosso Senhor fosse uma tarefa simplória, muitíssimo longe disso, mas Nossa Senhora tem a humildade de se colocar como serva.
Os humildes são aqueles que merecem ser servidos, mas se colocam a serviço. Nossa Senhora nos ensina isso também, quando já sabendo que trazia no ventre o Filho de Deus, se pôs a caminho da casa de sua prima Isabel. E foi servir à prima, que em idade avançada, estava lidando com a gestação de João Batista. Uma pessoa humilde tem a habilidade singular de se colocar no lugar do outro, antes mesmo de si própria.
A vida de Nossa Senhora é uma sucessão de lições de humildade. Ainda mais em um mundo competitivo, como o nosso. Num primeiro momento, as pessoas não reconhecem o humilde, até mesmo porque não enxergam, em meio a uma multidão ávida pelos minutos de fama, reconhecimento. É preciso um outro olhar, mais detalhado, mais perscrutador, para ver o humilde se destacar frente aos outros. E a pessoa humilde sempre se destaca, porque ela se apequena diante da arrogância – “Eu sou pequeno, o outro é que é grande”.
Talvez os teólogos, os estudiosos da vida de Cristo, tenham num primeiro olhar se detido no Deus Homem, em sua humildade, em sua mansidão. Mas logo se depararam também com a humildade de Maria. Logo perceberam que Jesus tinha a quem puxar. Por isso, Nossa Senhora é também a Nossa Senhora dos Humildes.
OREMOS:
Virgem Santa, como precisamos aprender contigo a humildade! Ensina-nos a nos calar quando o momento requer que nosso eu se cale, para Deus falar. Ensina-nos a dádiva de sermos servos. A graça de servir, do serviço. Que sejamos sempre disponíveis para o outro, sem olhar com desdém para a mais básica das tarefas. Que saibamos esperar pelo nosso mérito, sem reivindicar o lugar dos outros. Dá-nos a empatia que tanto marcou vossos caminhos. Ensina-nos a nos colocar no lugar do outro, fazendo com que o outro cresça na nossa presença, cresça em Deus.
Nossa Senhora dos Humildes, rogai por nós!
REFERÊNCIA:

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014. 

Nenhum comentário: