terça-feira, 15 de agosto de 2017

227º dia, Nossa Senhora da Assunção


Por Deiber Nunes Martins
A Assunção de Maria é celebrada desde o início do Cristianismo. Mas tornou-se oficial nas Igrejas do Oriente, no século VII, com a festa da Dormitio (Dormição de Nossa Senhora). A Dormitio era a festa da passagem de Maria desta vida, para a Glória Celeste.
O Papa Sérgio I levou a Dormitio para as Igrejas do Ocidente, ainda no século VII. No século VIII a festa da Dormição de Maria deu lugar à Festa da Assunção e se espalhou pelas Igrejas do Ocidente, ao longo do século IX.
Tanto a Dormitio, quanto a Festa da Assunção de Nossa Senhora, serviram de subsídio e motivação para que em 1950, o Papa Pio XII, atendendo aos clamores da Igreja, proclamasse a Assunção de Maria como dogma de fé, conforme nos mostra trecho do documento a seguir:
"Pelo que, depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus onipotente que à virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da sua augusta mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos s. Pedro e s. Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial". (Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, 44)
Assim como reconhece o Magistério da Igreja, que aquela que gerou, deu a luz, amamentou e cuidou do Próprio Deus, não poderia virar cinza ou pó da terra. Tampouco precisaria esperar o fim dos tempos para ter seu corpo ressuscitado.
A festa da Assunção de Nossa Senhora é comemorada no dia 15 de agosto. No Brasil, por determinação da Conferência Nacional dos Bispos, CNBB, a festa é celebrada no domingo posterior à data, quando esta cai em dia de semana.
OREMOS:
Mãe Gloriosa, mostrai a vossos filhos, a importância desse dogma de fé tão importante quanto o da Imaculada Conceição. Infelizmente, muitos católicos não valorizam como se deve o fato de que fostes elevada ao Céu. Preferem crer conforme as limitações de seus entendimentos, sem perceber que os mistérios do Senhor não existem para a nossa compreensão.
Ajudai, pois oh Mãe, vossos filhos católicos compreenderem o valor de seguirmos sempre o que nos ensina nossa Mãe Igreja, por meio de sua doutrina, seu Magistério e a sabedoria dos Papas. Que nunca nos falte acolhimento e compreensão ao que nos ensina a Igreja.
Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, do Papa Pio XII, Vaticano, 1950.



Nenhum comentário: