sexta-feira, 18 de agosto de 2017

230° dia, Nossa Senhora da Vitória


Por Deiber Nunes Martins
A origem do título de Nossa Senhora da Vitória possui três versões bem distintas, mas que explicam bem sua essência: a vitória de Deus contra o inimigo, que pode ser a presença dos mouros em terras espanholas; em outro momento na ameaça das forças navais muçulmanas. Em outra ocasião, o inimigo se personifica numa enfermidade, que pode tirar a vida da filha de uma mulher piedosa.
A primeira versão sobre o título vem do século XV quando os cristãos enfrentavam os mouros na Espanha e o rei Fernando da Espanha tentava expulsá-los de Granada. Dois frades, Bernardino de Cropalati e Giácomo L’Espervier foram enviados ao front de batalha para intercederem pelos exércitos do rei e motivá-lo naquela decisiva batalha. Três dias depois da chegada dos frades, em 18 de agosto de 1487, em meio a aguerridas batalhas, os mouros foram vencidos e expulsos da Espanha. O rei, em ação de graças, mandou construir uma capela em honra a Nossa Senhora da Vitória. E os frades passaram a ser conhecidos como Frades da Vitória.
A segunda versão do título de Nossa Senhora da Vitória vem da vitória obtida pelos exércitos cristãos na Batalha de Lepanto, na Grécia, em 1571. O Papa Pio V pediu aos cristãos que rezassem pedindo a proteção de Nossa Senhora aos exércitos aliados. Naquele momento da guerra, a Espanha havia feito uma aliança com Veneza, com o objetivo de impedir os avanços muçulmanos. Nossa Senhora atendeu ao clamor do povo católico e os exércitos do Papa Pio V venceram. Em agradecimento, o Sumo Pontífice conferiu à Virgem o título de Nossa Senhora da Vitória. A imagem da Virgem da Vitória traz Maria de pé, com o Menino Jesus no braço esquerdo e com a mão direita ela segura um estandarte ou uma palma, simbolizando a vitória.
A terceira versão surgiu no Brasil, na Bahia, no período colonial, quando o rei de Portugal Dom Manuel enviou Francisco Pereira Coutinho, para que este povoasse o território baiano. No entanto, Francisco não obteve êxito, visto a resistência indígena que encontrou na região. Tempos mais tarde, Dom João III, rei de Portugal, mandou Tomé de Souza à região com o mesmo intuito. E desta vez, os portugueses lograram êxito, vencendo a resistência dos índios e povoando o local. Local que passou a se chamar Cidade de São Salvador, ou Bahia de Todos os Santos. Lá, foi construída a primeira igreja matriz da Bahia, dedicada a Nossa Senhora da Vitória. Alguns anos mais tarde, uma senhora piedosa se derramou aos pés da imagem de Nossa Senhora, pedindo a graça da cura para sua filha, que desenganada pelos médicos, estava muito perto de morrer. A Mãe de Jesus, prontamente atendeu às súplicas daquela senhora que em agradecimento, mandou construir hospedarias para os romeiros que ali chegavam, para venerar a Mãe do Nosso Senhor.
OREMOS:
Nossa Senhora da Vitória, sede nossa vitória, diante dos embustes do inimigo. Ajudai-nos a vencer às tentações que nos afastam de Deus e a fortalecer nosso Espírito na fé e no amor ao Senhor. Que sempre sejamos servos fiéis e dedicados de Nosso Senhor. E que sempre alcancemos Dele a misericórdia e o perdão de nossas faltas, por vossa poderosa intercessão, Senhora da Vitória.
Nossa Senhora da Vitória, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.



Nenhum comentário: