sexta-feira, 11 de agosto de 2017

223º dia, Nossa Senhora da Ajuda

Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora da Ajuda tem sua origem em Portugal, mais precisamente na praia do Restelo, em Lisboa. Na época das grandes navegações, os marujos recorriam à proteção da Virgem Maria e só navegavam com a imagem dela. Imagem essa que representa Maria em pé, com o Menino Jesus em seu braço esquerdo e a mão direita em um gesto de bênção.
Por meio dos jesuítas, a devoção chegou ao Brasil, no século XVI. Se instalaram em Porto Seguro e Salvador, na Bahia, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Em Porto Seguro, os jesuítas liderados pelo Padre Pires, quiseram construir um templo em honra a Nossa Senhora. No entanto, o local que escolheram para a construção era de difícil acesso e ninguém da comunidade quis ajudar na obra. Desse modo, o padre reunião seus colegas religiosos e eles próprios empreenderam o trabalho.
Porém nos arredores não havia rios, ou mesmo córregos, onde pudessem buscar água. Pediram a um colono da região para usar a água de um pequeno açude em seu terreno. Mas o colono se assustou com o volume de água que estavam usando e temendo prejudicar a irrigação de sua lavoura, proibiu o uso daquela água.
A proibição do uso da água desanimou os religiosos, que, motivados pelo padre Francisco Pires, celebraram uma missa, implorando Nossa Senhora que lhes fornecesse água para a construção do templo. Ao final da celebração, das raízes de uma árvore em frente as obras, começou a jorrar água. Em agradecimento, os padres começaram a cantar o Te Deum, e resolveram dar ao templo o nome de Nossa Senhora da Ajuda.
OREMOS: Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Nossa Senhora da Ajuda, ajudai-nos na caminhada. Não deixeis que esmoreçamos no meio do caminho, nem percamos a motivação, o ânimo. Que nunca nos falte determinação e perseverança pra fazermos a vontade de Deus.
Nossa Senhora da Ajuda, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: