quinta-feira, 10 de agosto de 2017

222º dia, Nossa Senhora Achiropita


Por Deiber Nunes Martins
Achiropita quer dizer “Não feita por mãos humanas”. Etimologicamente, os dois primeiros termos vem do grego: “A”, quer dizer “Não”; “Chiro”, quer dizer mãos. O terceiro termo, “Pitta”, vem do italiano e quer dizer pintada. É a história dessa antiga devoção e bastante singular.
Por volta do ano 580, Maurício, capitão do exército romano, desviado pelos ventos, chegou a uma aldeia da Calábria, na Itália. Lá, santo Efrém, um monge eremita, devoto fervoroso de Nossa Senhora foi ao seu encontro. Pediu a Maurício que construísse uma igreja para Maria, assim que ele se tornasse imperador.
E assim que Mauricio tornou-se imperador de Constantinopla, começaram as obras de construção do santuário mariano. Filipico, cunhado do imperador e governador calabrês, contratou os melhores artistas da região, para que pintassem o interior da igreja. Motivados, eles começaram o trabalho com êxito, mas ao cair da noite, a pintura desaparecia e no dia seguinte, eles tinham de recomeçar os trabalhos. O fato irritou o governador, que pensou se tratar de uma sabotagem feita por seus inimigos ou os inimigos do imperador. Como solução àquele “infortúnio”, mandou que colocassem vigia na frente da igreja.
O vigia ficou de plantão conforme lhe fora orientado. E na noite seguinte, uma belíssima senhora apareceu e pediu para adentrar o santuário. Receoso, porém sem coragem de barrar a entrada da distinta senhora, o sentinela permitiu. E ficou preocupado com a demora dela em se retirar do local. Tanto tempo lá dentro, fez com que o guarda entrasse pra ver o que estava acontecendo. Não havia mais nenhuma senhora dentro da igreja mas na parede do fundo estava pintada a belíssima imagem de Nossa Senhora. O fato se espalhou pela cidade e o povo se pôs a proclamar: “Achiropita! Achiropita!”
Com o passar do tempo, os imigrantes calabreses trouxeram a devoção para o Brasil. E somente na Calábria e em São Paulo, no bairro do Bixiga, é que existem santuários dedicados a Nossa Senhora Achiropita, cuja festa se celebra no dia 15 de agosto.
OREMOS:
Virgem Mãe, quisestes pintar vosso retrato nas paredes na gruta de Santo Efrém. Mostra-nos assim , quão belos são os planos de Nosso Senhor, desenhados à mão, não por mãos humanas, mas Mãos Divinas, e sob medida a cada um de vossos filhos. Mostrai-nos, oh Mãe, as maravilhas do Reino, para que, conhecendo, nos enchamos de amor e de zêlo, pelas coisas de Nosso Deus.
Nossa Senhora Achiropita, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: