sábado, 5 de agosto de 2017

217º dia, Nossa Senhora das Neves


Por Deiber Nunes Martins
Na Roma do século IV, mais precisamente no ano de 352, havia um rico casal que não tinha filhos e desejava encontrar uma maneira de deixar sua fortuna para Deus. Desta forma, na noite do dia 4 de agosto, a Virgem Maria apareceu a este casal. Disse Nossa Senhora:
“Edificar-me-eis uma basílica na colina de Roma que amanhã estiver coberta de neve”.
Era um contrassenso pensar em neve naquela época do ano em Roma, visto que o mês de agosto era marcado pelo calor intenso do verão europeu. No entanto, na manhã do dia 5 de agosto, o casal avistou o monte Esquilino coberto de neve. Avisaram então o Papa Libério, que também havia tido uma visão de Nossa Senhora na noite anterior, sobre aquele milagre da Mãe de Deus. E o Papa, junto de todo o clero, foram até o monte Esquilino, presenciar o milagre.
Com a ajuda do casal, foi construída no monte indicado por Maria, uma capela em sua honra. A esta igreja deram o nome de Igreja de Nossa Senhora das Neves, por conta dos feitos de Nossa Senhora naquela montanha. Também chamaram a igreja de basílica liberiana, em honra ao Papa Libério, que consagrou no ano seguinte aquela capela, que também ficou conhecida como Basílica de Santa Maria do Presépio e ainda Basílica de Santa Maria Maior, uma vez que representa a mais importante das igrejas romanas dedicadas a Mãe de Jesus.
No Brasil, a devoção a Nossa Senhora das Neves chegou ainda no período colonial e hoje é bem difundida pelo território nacional. Em Minas Gerais, a cidade de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, tem Nossa Senhora das Neves como padroeira.
OREMOS:
Santa Maria das Neves, abençoai vossos devotos. No Brasil, olhai sobretudo pela população de Ribeirão das Neves, uma das regiões mais pobres de nosso país. Fazei com que os governantes se sensibilizem com as dificuldades enfrentadas por aquele povo.
Cultivai também nos mais ricos, o sentimento que teve aquele casal, responsável pela construção da igreja dedicada em vossa honra, em Roma. Fazei com que as pessoas de mais posses sejam solícitas às necessidades vossas e do vosso povo.
Nossa Senhora das Neves, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ROMAN, Ernesto N. Aparições de Nossa Senhora: suas mensagens e seus milagres. São Paulo: Ed. Paulus, 2015.

Nenhum comentário: