quinta-feira, 13 de julho de 2017

194º dia, Nossa Senhora da Rosa Mística


Por Deiber Nunes Martins
A Mãe de Jesus é conhecida como a Rosa Mística já nos primeiros séculos. As igrejas do Oriente, já veneravam Maria como a Rosa Mística no Hino Acatista, que dizia: “Maria, Rosa Mística, da qual veio Cristo como milagroso perfume”. Mais tarde, no século XVI, as ladainhas Lauretanas invocavam Maria como a Rosa Mística.
Ao longo do tempo, várias devoções surgiram em honra a Nossa Senhora da Rosa Mística. A mais antiga delas na Itália. E também na Itália, já no século XX, em 1946, surgiu a devoção mais conhecida da Rosa Mística. Na região da Lombardia, em Montechieri e Fontanelle, a Virgem Maria apareceu a uma enfermeira chamada Pierina Gilli. Uma pessoa muito simples e piedosa, Pierina avistou Nossa Senhora com uma túnica púrpura e véu branco. Maria trazia as feições tristes e trazia no peito três rosas: uma branca, significando o poder da oração; uma vermelha, indicando sacrifício e uma amarela, que significa penitência.
Maria pediu para ser chamada Rosa Mística e escolheu o dia 13 de julho como o dia dedicado a ela. Em suas aparições a Pierina, a Mãe de Deus pedia que o povo fizesse orações, penitências e sacrifícios pela conversão dos pecadores. Ao longo desse tempo, aconteceram muitas curas, milagres e conversões na região.
OREMOS:
Rosa Mística, fazei de nosso coração, vossa morada, junto a morada de Vosso Filho Jesus. Abençoai nossos passos e ajudai-nos no caminho de conversão. Sabemos que nunca é fácil largar velhos hábitos, mas precisamos ficar livres, sobretudo do pecado. Ajudai-nos nessa empreitada, para que possamos dedicar inteiramente nossas vidas, a serviço de Nosso Senhor.
Nossa Senhora da Rosa Mística, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: