quarta-feira, 19 de julho de 2017

200º dia, Nossa Senhora da Guarda


Por Deiber Nunes Martins
Os cristãos sempre se apegaram a Mãe de Jesus para fugir dos perigos. Buscam em Maria proteção. Daí o nome Nossa Senhora da Guarda. E foi por meio de um jovem sacerdote, com a aprovação do abade de São Vitor, é foi construída em Marselha, na França, um santuário em honra a Nossa Senhora da Guarda, em 1214. Foi o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Guarda. E logo a devoção se espalhou por toda a Europa.
Os navegantes deixavam na igreja miniaturas de barcos com pedidos de proteção para suas viagens. Até o século XVIII tão logo chegavam ao porto de Marselha, os viajantes saudavam Nossa Senhora com um tiro de canhão, ajoelhavam e rezavam à Virgem.
Ao longo do tempo, o santuário de Nossa Senhora da Guarda sofreu perseguições, guerras e toda espécie de infortúnios. Mesmo assim, a devoção manteve-se incólume por todos esses anos e atrai de 600 a 700 mil peregrinos todos os anos. Por todo esse tempo, milhares de ex-votos, placas de mármore e naviozinhos são depositados no Santuário, diante da imagem milagrosa de Nossa Senhora da Guarda. Imagem essa que ao longo dos anos, nem sempre foi a mesma.
A imagem mais antiga que se tem notícia da Virgem da Guarda era chamada de Notre Dame la Brune, que quer dizer Nossa Senhora Morena. Esta imagem acabou desaparecendo durante a Revolução Francesa, tendo tomado seu lugar a imagem da Virgem do Ostensório, uma imagem de Nossa Senhora que trazia nas mãos ao invés do Menino Jesus, um ostensório.
OREMOS:
Nossa Senhora da Guarda, guardai vossos devotos, ajuda-nos a fugir das tentações. Guardai nossas boas intenções e o desejo de evitar o pecado. Fazei com que sejamos perseverantes diante das adversidades e nunca desistamos de buscar os caminhos do Senhor.
Nossa Senhora da Guarda, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: