sábado, 22 de julho de 2017

203º dia, Nossa Senhora do Imaculado Coração


Por Deiber Nunes Martins
A devoção ao Imaculado Coração de Maria é bem antiga. Na literatura católica, vários santos escreveram sobre o Imaculado Coração: Santo Efrém, Santo Agostinho, Santo Anselmo, Santo Alberto Magno, São Tomás de Aquino, São Boaventura, São Francisco de Sales. Mas foi São João Eudes quem, no século XVII, tornou popular esta devoção escrevendo a obra: “O Coração Admirável da Santíssima Mãe de Deus”.
Já outros santos, como Santo Inácio de Loyola e São Antonio Maria Claret, orientaram seus caminhos missionários junto ao Imaculado Coração de Maria. Assim, o primeiro tornou os jesuítas apóstolos do Imaculado Coração de Maria e o segundo criou a ordem dos Filhos do Imaculado Coração de Maria.
Também os Papas ao longo da história da Igreja, se mostraram sensíveis à devoção cordimariana. Em 1799, o Papa Pio VI, autorizou em Parma, a celebração da Festa ao Imaculado Coração de Maria. Em 1805, o Papa Pio VII, autorizou esta festa à todas as dioceses que a haviam solicitado. A festa do Imaculado Coração de Maria passou a ter Missa e Ofício próprio, por autorização do Papa Pio IX, em 1855.
As aparições de Nossa Senhora em Fátima aos pastorinhos, em 1917, também popularizaram muito esta devoção. Nestas aparições, Nossa Senhora revelou ao mundo a vontade de Deus em instituir a devoção ao Imaculado Coração e consagrar a Rússia a este Coração. Em resposta, a humanidade foi consagrada ao Imaculado Coração de Maria em 1942 pelo Papa Pio XII, que dois anos mais tarde, no Concílio Vaticano II instituiu a festa no terceiro sábado após a Festa de Pentecostes.
OREMOS:
Vinde Espírito Santo, por meio da poderosa intercessão, do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima esposa! Nossa Senhora do Imaculado Coração, rogai por nós vossos filhos, para que nunca percamos a alegria do Evangelho. Que pela Luz do Espírito Santo, derramada em nós em Pentecostes, pela vossa intercessão, façamos sempre a vontade de Deus!
Nossa Senhora do Imaculado Coração, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
MEGALE, Nilza Botelho. Academia Marial de Aparecida, disponível in http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-do-imaculado-coracao, último acesso em 20 de julho de 2017 às 12h17min.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: