domingo, 16 de julho de 2017

197º dia, Nossa Senhora do Carmo

Por Deiber Nunes Martins
A palavra “Carmo” é uma abreviatura de “Carmelo”, que vem do hebraico “karmel” e significa pomar. O Monte Carmelo é uma aprazível montanha na Palestina, que desde o tempo do profeta Elias, era morada deste e de outros eremitas. Estes moradores do Carmelo, foram os primeiros carmelitas, que antes do começo da Era Cristã, cerca de 8 ou 9 séculos antes de Cristo, já veneravam a futura Mãe do Salvador. Eram judeus que criaram por volta do ano 895 antes de Cristo, a ordem Carmelita, de cunho contemplativo e que desde o começo do cristianismo, recebeu o patrocínio da Virgem Maria.
Estes religiosos viveram no Monte Carmelo até o ano 639, quando começaram a ser perseguidos pelos sarracenos. Os carmelitas, em fuga, perambularam por toda a Europa até que em 1155, sua ordem religiosa foi organizada nos moldes atuais, passando a se chamar Ordem da Virgem Maria.
Por volta do ano de 1241, o eremita Simão Stock, em suas preces clamava por um novo vigor da ordem, com o surgimento de novas vocações. Em resposta, a Virgem Maria apareceu a ele, em 16 de julho de 1241 e lhe entregou o escapulário. Muito mais que um objeto devocional, o escapulário é sinal de pertença a Virgem Maria e a promessa de salvação a todos que o usassem.
A própria Mãe de Jesus, disse a São Simão Stock, ao entregar-lhe o Escapulário:
“Querido filho, recebe este escupulário como sinal da minha confraria e prova do privilégio que obtive para ti e para todos os carmelitas. É um sinal de salvação, um escudo nos perigos, um penhor de paz e aliança eterna. Quem morrer revestido deste escapulário será preservado do fogo eterno”.
E a partir de então, a ordem do Carmelo desenvolveu-se, recebeu novo vigor e ardor missionário. Em 1322, o Papa João XXII autorizou o uso do escapulário como sinal de proteção. Pediu o Sumo Pontífice, que todos os que usassem o Escapulário rezassem todos os dias três Ave Marias e três Glórias em honra a Mãe de Jesus.
A quem não conhece o Escapulário, ele é um sacramental e por isso muito mais que um objeto de devoção. São dois quadradinhos de tecido marrom, ligados por um cordão, tendo de um lado a imagem de Nossa Senhora do Carmo e de outro o Sagrado Coração de Jesus. Infelizmente, muitos não dão o devido valor ao Escapulário e o usam como amuleto. Mas a quem conhece o valor e a importância deste Sacramental, Maria não os falta. Prova viva disso é a Ordem Carmelita, nascida bem antes do Cristianismo e vigorosa ainda nos dias de hoje, tempos de sombrio relativismo e tibieza.
A festa em honra a Nossa Senhora do Carmo é comemorada todo dia 16 de julho e reúne fiéis do mundo todo nas Capelas e Igrejas dedicadas à Virgem do Carmo.
OREMOS:
Oh Senhora do Carmelo, olhai por todos nós vossos devotos. Fazei com que perseveremos na fé, na esperança e na caridade. Que saibamos disseminar os valores carmelitas e propagar esta devoção que vem bem antes da vossa existência. Abençoai os portadores fiéis do Escapulário, para que, conhecendo o valor deste sacramental, o incentivem não como amuleto da sorte mas como sinal de pertença a ti, Santíssima Mãe. E que pela proteção do Escapulário, alcancemos a Graça da Santificação e da Salvação.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ALVES, Aparecida Matilde. Maria de Todos os Povos: Um mês com Nossa Senhora. São Paulo: Ed. Paulinas, 2013.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça dos Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ROMAN, Ernesto N. Aparições de Nossa Senhora: Suas Mensagens e Milagres. São Paulo: Ed. Paulus, 2015.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Formação Canção Nova. Disponível no site http://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/devocao-nossa-senhora/qual-o-verdadeiro-significado-do-escapulario/, último acesso em 18 de julho de 2017 às 11h45min.

Nenhum comentário: