sábado, 1 de julho de 2017

182º dia, Nossa Senhora de Madhu

Por Deiber Nunes Martins
O santuário dedicado a Nossa Senhora de Madhu está localizado à região norte do Sri Lanka. Com mais de 450 anos, esta devoção teve seu destaque maior durante o período de guerra civil enfrentado pelo Sri Lanka, antigo Ceilão.
A Virgem Maria então surgiu àquele povo sofrido, como um fio de esperança diante da tirania do governo. Trazida pelos missionários portugueses a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho reunia diante de si milhares de devotos e proporcionava um momento de reconciliação e paz entre os povos.
No entanto, a paz não caminha sem a guerra. Visando interromper a expansão portuguesa em seus territórios o rei Jaffna, do Ceilão, nome antigo do Sri Lanka, mandou exterminar todos os cristãos da ilha. Foram mortos mais de 600 cristãos, por volta do ano de 1544. Os que conseguiram escapar, esconderam-se no mato e ali fizeram um pequeno lugar de oração, onde depositaram a imagem de Nossa Senhora.
Algum tempo depois, uma nova perseguição foi feita contra os católicos. Por volta do ano de 1656, calvinistas vindos da Holanda, iniciaram uma terrível perseguição contra os cristãos católicos, que durou por cerca de 14 anos. Fugindo da morte, os católicos se esconderam em Maruthamadhu, onde mais tarde construíram um santuário a Nossa Senhora. Em 1687, São José Vaz, vindo de Goa, impulsionou no Sri Lanka a retomada do catolicismo. E a cidade de Madhu, tornou-se um centro de peregrinações.
Em 1924, o Papa Pio XI coroou a imagem de Nossa Senhora de Madhu, num gesto de reconhecimento da Igreja por sua proteção ao povo do Sri Lanka. No final do século passado, de 1983 a 2009, o país sofreu novamente o flagelo de uma guerra civil. Mas a região de Madhu tornou-se uma região desmilitarizada, onde peregrinos poderiam visitar e se instalar, fugindo dos horrores da guerra.
As negociações de paz foram travadas e pela intercessão de Nossa Senhora, a guerra deu lugar a paz. Por conta disso, o Papa Francisco ao visitar o Santuário de Nossa Senhora de Madhu em 2015, disse que Maria guia o Sri Lanka para uma plena reconciliação dos povos. Não é a toa que todos os anos peregrinam ao santuário, católicos, hindus e muçulmanos. Nossa Senhora de Madhu é considerada a conselheira da paz.
OREMOS:
Nossa Senhora de Madhu, olhai pelo povo cristão. Afastai de nós a intolerância e o egoísmo, para que possamos em tudo dar graças ao Senhor e servir a Ele com harmonia e santidade. Afastai de nosso meio os horrores das guerras e permita-nos ser instrumentos da Paz de Nosso Senhor.
Nossa Senhora de Madhu, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
FELIX, Fernando. Virgem de Madhu, Conselheira da Paz. Artigo publicado no site “Além-Mar, visão missionária. Disponível em http://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EuykVFpuypbBsNNbKV, acessado em 29 de junho de 2017 às 16h36min.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: