sexta-feira, 28 de julho de 2017

210º dia, Nossa Senhora de Montligeon


Por Deiber Nunes Martins
Nossa Senhora de Montligeon ficou conhecida graças ao abade Buguet, que construiu uma pequena capela na cidade francesa de Montligeon, para que nela fossem dedicadas orações as almas do Purgatório. Buguet era um homem empreendedor e zeloso com as coisas da Igreja. Seu objetivo era tirar a humanidade do flagelo do materialismo, incultando nas pessoas o desejo de orarem umas pelas outras e pelas almas.
Muito preocupava aquele sacerdote com o fato do avanço da Revolução Industrial separar as famílias, tirar os jovens de suas casas, levando-os para os grandes centros, deixando os pais desamparados. Queria o sacerdote que a nova classe trabalhadora que surgia naquele tempo – a operária – ficasse ali em Montligeon. E após certo tempo, isso acabou acontecendo, com a cidade transformando-se em uma cidade operária com a instalação de indústrias na região. Isso fez com que os planos do abade Buguet se concretizassem e ele concluísse a arquiconfraria de Nossa Senhora, dedicada as orações pelos mortos.
A partir de então, todos os dias se reza na belíssima Igreja de Montligeon, situada na região da Normandia, pelos mortos.
A história de Paul Buguet com os mortos começou ainda na sua juventude, antes dele se tornar padre. Três mortes impressionaram o futuro abade e o fizeram dedicar seu ministério sacerdotal a esta causa. Primeiro, o irmão morre esmagado pela queda do sino da Igreja de Nossa Senhora de Mortagne. Em seguida, um trágico acidente leva suas sobrinhas de 12 e 16 anos. “Que será da alma deles?”, deve ter pensado o abade.
Dedicando sua obra à Mãe de Deus, Pe. Buguet deu a imagem de Nossa Senhora que ficava na capela o título de Nossa Senhora de Montligeon. Esta imagem é feita de mármore de Carrara e é obra do escultor Tadolini. Ela traz a Virgem Maria entre figuras que representam almas abandonadas.
OREMOS:
Virgem Santa, rogai pelas almas do Purgatório. Fazei com que a humanidade compreenda a importância de se rezar pelos mortos. Que por meio de nossa catequese, saibamos dar esse valor a intercessão aos falecidos. E que assim possamos sempre fazê-lo, como sempre bem fez o abade Buguet.
Nossa Senhora de Montligeon, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

BIZAN, Kátia. Artigo “Nossa Senhora de Montligeon”, no Blog Mãe Amada, disponível em http://maeamada.blogspot.com.br/2008/, último acesso em 28 de julho de 2017 às 16h30min.

Nenhum comentário: