sábado, 8 de julho de 2017

189º dia, Nossa Senhora das Graças

Por Deiber Nunes Martins
Cabe aqui uma explicação acerca do título de Nossa Senhora das Graças. São encontradas na literatura pelo menos três denominações relativas a Nossa Senhora das Graças. A mais conhecida delas é Nossa Senhora das Graças e Medalha Milagrosa, cuja festa é celebrada no dia 27 de novembro. Há também o título Nossa Senhora da Graça, um título brasileiro, que vem do tempo da Colônia, no final do século XVII. No dia 8 de julho, celebramos a festa de Nossa Senhora das Graças, cuja aparição aconteceu na cidade de Bolonha, na Itália. E é desta devoção que tratamos a seguir.
No dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, do ano de 1480, duas crianças, Donato Nutini e Cornélia Vangelistei, pastoreavam seu gado na confluência de dois rios, num lugar chamado Boccadirio. Como era um dia mariano, as duas crianças pararam a beira do rio para fazer suas preces à Virgem Maria. Neste momento, Nossa Senhora apareceu a eles do outro lado do rio. Maria trazia o Menino Jesus nos braços.
Naquela aparição, a Mãe de Deus pediu a Donato que se tornasse um sacerdote e Cornélia, uma religiosa. Também pediu que os moradores de Boccadirio fizessem uma igreja naquele lugar, em sua honra.
Nossa Senhora voltou a aparecer mais uma única vez e o povo todo do lugar não só acreditou na veracidade dos fatos como fez cumprir os pedidos da Mãe. A Igreja foi construída em sua honra, numa das margens do rio e as duas crianças se consagraram a Deus: Donato tornou-se um sacerdote e viveu uma vida santa até 1548. E Cornélia entrou para um convento, tornando-se a Irmã Brígida. No convento, ela mandou fazer uma imagem de Nossa Senhora e doou-a para a igreja em Boccadirio.
Entretanto, a imagem doada a Igreja, frequentemente era encontrada na outra margem do rio. Até que as pessoas compreenderam a vontade da Mãe de Jesus e fizeram no lugar um capitel, onde depositaram a imagem. Tempos depois, o santuário de Boccadirio passou a abraçar as duas margens do rio, como entenderam ser a vontade de Maria.
OREMOS:
Nossa Senhora das Graças, olhai pelas crianças. Afastai do meio delas todo tipo de perversidade e devassidão dos adultos. Dai as crianças, boas e santas influências que as conduzam e as ajudem na formação humana. Fazei com que nossas crianças compreendam o vazio que nossa humanidade sente quando se afasta de Deus. As crianças são o futuro da humanidade e por isso, Mãe, permita que as próximas gerações experimentem o sabor de Deus que esta geração não se permitiu experimentar, tão refém do secularismo e do racionalismo em que se encontra. Virgem Mãe, abençoai nossas crianças!
Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ROMAN, Ernesto N. Aparições de Nossa Senhora: Suas Mensagens e Milagres. São Paulo: Ed. Paulus, 2015.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: