terça-feira, 25 de julho de 2017

206º dia, Nossa Senhora do Bom Despacho

Por Deiber Nunes Martins
Nossa Senhora do Bom Despacho é a padroeira dos pecadores rebeldes e dos gentios convertidos. Trata-se de uma devoção surgida em Portugal no século XVII, onde em 1644, na diocese de Cervães, na região de Braga, foi construído o primeiro santuário em honra a Nossa Senhora do Bom Despacho. Este santuário foi construído por João da Cruz, em ação de graças pela obtenção de um voto feito a Nossa Senhora por recuperar a saúde.
Cerca de trinta anos depois foi construída em Maia, na região do Porto, o segundo santuário dedicado à Virgem do Bom Despacho. Este santuário, ficou conhecido pela afluência de marujos, que iam até lá pedirem graças à Mãe de Nosso Senhor e proteção contra os perigos do mar.
Foram os frades agostinianos que trouxeram esta devoção mariana ao Brasil, no século XVIII. Sobretudo nas áreas de mineração, nas Minas Gerais. Foi também em Minas Gerais que surgiu a cidade de Bom Despacho, onde o santuário foi erguido em 1777.
A festa em honra a Nossa Senhora do Bom Despacho é comemorada no dia 25 de julho.
OREMOS:
Virgem do Bom Despacho, olhai por nós, trabalhadores deste Brasil. Fazei com que tenhamos condições dignas de exercer nosso trabalho e conquistar nosso sustento com o suor do nosso corpo. Fazei com que tenhamos mais empregos, maior empregabilidade e salários melhores. Que as relações de trabalho neste país sejam mais dignas modernas, e não nos remetam aos tempos da escravidão. Que os patrões compreendam que os empregados são parceiros e não adversários e da mesma forma os empregados. Intercedei, Mãe do Bom Despacho, pelo trabalho no Brasil.
Nossa Senhora do Bom Despacho, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: