domingo, 9 de julho de 2017

190º dia, Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Cabo Frio


Por Deiber Nunes Martins
No início do século XVIII, o pescador Domingos André Ribeiro, pescava num lugar chamado Taboleiro, quando encontrou numa grota junto ao mar, uma imagem de Nossa Senhora com a lua sob os pés e as mãos postas, em sinal de oração. A imagem era de madeira e apesar da violência da correnteza do mar sobre ela, tinha se mantido intacta. Alguns dias depois, com uma procissão, transladaram a imagem para a igreja matriz de Cabo Frio, onde a depositaram no lado direito do altar.
O povo da região enviou uma carta a Dom João, rei de Portugal, para que os auxiliasse com recursos para a construção de uma Igreja em honra a Nossa Senhora da Conceição. Os portugueses responderam à carta solicitando justificativas para a construção do templo. Em 1724 foi enviado à Lisboa um documento contendo uma série de milagres e prodígios feitos pela intercessão da Mãe de Jesus. Em 1731, os portugueses finalmente decidiram ajudar na construção de uma capela dentro da Igreja Matriz.
Por conta da imagem ter sido encontrada em Cabo Frio, foi lhe dado o título de Nossa Senhora da Aparecida de Cabo Frio.
OREMOS:
Senhora de Cabo Frio, olhai pelo Brasil. Abençoai o povo brasileiro, que tanto tem sofrido na mão de governantes corruptos. Fazei com que este povo crie consciência política e possa ser protagonista de seu futuro, de seu destino. Fazei com que aprendamos a votar, buscando no poder do voto, o verdadeiro caminho para a mudança e para deste país.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Cabo Frio, rogai por nós!
REFERÊNCIA:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
Academia Marial de Aparecida, no site do Portal A12, disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-aparecida-de-cabo-frio, último acesso em 11 de julho de 2017 às 16h55min.




Nenhum comentário: